Problemas em usar o notebook no colo

Olá Gilberto. Tenho o costume de usar o notebook no meu colo quando estou sentado no sofá. Existe alguma informação de problemas ao usar o computador assim?

Carlos Roberto – Vitória (Via Internet)

Olá Carlos. Este é uma pergunta que recebo frequentemente aqui na coluna.

O uso do computador sobre o corpo pode sim oferecer alguns riscos para o usuário e para o computador.

O risco para o computador é o aquecimento. Dependendo de como o computador está apoiado no seu corpo as entradas e saídas de ventilação podem ficar obstruídas e com isto prejudicar a refrigeração e provocar um superaquecimento do equipamento.

Os riscos para as pessoas são vários. No caso dos homens existem pesquisas que indicam que usar um notebook no colo pode prejudicar a fertilidade (devido ao calor gerado pelo computador na região do colo).

Ainda para homens e mulheres, usar o computador no colo ou em locais inapropriados pode causar dores no ombro e braços além de problemas de postura.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge