Procurando o remetente de um e-mail

Olá Gilberto. Tenho recebido algumas mensagens de e-mail de origem desconhecida. É muito importante para mim saber quem é o remetente. Gostaria de saber se há alguma forma de saber quem está me mandando essas mensagens.

Robson – Vitória (via Internet)

Olá Robson. Esta situação que você enfrenta é muito mais comum do que se imagina e perturba a vida de muita gente.

O problema de identificar o remetente é que, na maioria das vezes, quem manda o e-mail se utiliza de “desvios” para esconder sua real identidade como: contas “laranja” com senhas roubadas, cadastros com informações fraudadas, envio a partir de servidores ou máquinas que foram invadidas (o dono do computador não tem a menor ideia do que está acontecendo).

Mesmo para aqueles e-mails que foram enviados a partir de contas válidas ou que você saiba o IP da máquina de origem (supondo um computador que faz acesso por um provedor de banda larga ou discado) a situação também não é simples. Nestes casos, para sabermos realmente quem enviou a mensagem será necessário um mandado judicial. Com este documento os provedores são obrigados a informar os dados do dono da “conta” ou quem estava conectado com aquele IP no momento do envio.

Chegar até o remetente da mensagens é possível mas não é fácil e só compensa se a situação é realmente grave.

Para que estes e-mails não atrapalhem a sua produtividade, sugiro a instalação de um filtro de mensagens (presente na maioria dos leitores de correio). Este recurso simples já será o suficiente para fazer com que mensagens indesejadas recebam o tratamento que você deseja: ou seja apagadas!!.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge