PROTESTE avalia os melhores antivírus do mercado

 

Uma das sugestões mais citadas para a proteção de computadores é a utilização de um antivírus e que devemos manter este aplicativo atualizado contra as novas ameaças. Tão comum quanto esta sugestão são as perguntas: Qual antivírus é o melhor do mercado? Os antivírus gratuitos são equivalentes aos pagos?

Para tentar responder a estas dúvidas a Fundação PROTESTE realizou uma série de testes com os antivírus mais populares e publicou recentemente os resultados.

A primeira pergunta que os testes responderam foi quanto ao grau de eficiência entre os pacotes pagos ou gratuitos. Segundo a PROTESTE o desempenho dos dois tipos de antivírus é semelhante em relação a proteção contra os vírus.

Já em se tratando dos antivírus, o Windows Defender, uma ferramenta gratuita e integrada aos computadores com o Windows instalado, não foi em avaliado sendo considerado uma escolha ruim para usuários da Internet. A proteção deste utilitário contra mensagens falsas (técnica conhecida como Phishing) e contra os vírus do tipo Ransomware (aqueles que criptografam o conteúdo do disco e pede um resgate) foi decepcionante. Este é um exemplo típico do barato que sai caro.

Já nos testes realizados pela PROTESTE o BitDefender Antivirus Free Edition (gratuito) foi considerado aceitável em facilidade de uso e provou ser quase tão eficiente quanto a versão paga. A versão paga deste antivírus (BitDefender Internet Security) foi escolhido como melhor da categoria para o sistema Windows. O BitDefender também se destacou na proteção contra ameaças que utilizam dispositivos USB para se propagarem.

Os testes ainda indicaram algumas boas opções gratuitas para quem é usuário do Windows como o Avast Free Antivirus quanto e o Avira Free Antivirus. Ambos tiveram bom desempenho, sendo apontados como escolhas certas.

Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem no mito de que os aparelhos da Apple (iMac, iPads e iPhones) serem imunes a vírus a PROTESTE não embarcou nesta e também fez testes de antivírus para o macOS. Neste caso o Kaspersky Internet Security ganhou o título de melhor do teste e de escolha certa, por ser eficiente e não ocupar muito espaço no computador.

Também para esse sistema operacional há uma alternativa mais em conta: por apresentar média qualidade, e ser gratuito, o Avira Free Antivirus for Mac foi eleito o barato do teste.

É importante lembrar que mesmo que você tenha instalado em seu computador um bom antivírus este deve estar configurado para atualizações automáticas e programado para fazer varreduras semanais.

Mas o que garante mesmo a segurança da sua navegação é ter bom senso e saber onde você clica e a origem dos programas que você instala no seu computador.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.