Remetente do e-mail

Olá Gilberto. Recebi diversos e-mails de um remetente estranho. Preciso descobrir quem está enviando estas mensagens. O que posso fazer para obter esta informação?

Andreia – Vitória (via Internet)

Olá Andreia. Esta situação que você enfrenta é muito mais comum do que se imagina e perturba a vida de muita gente.

O problema de identificar o remetente é que, na maioria das vezes, quem manda o e-mail se utiliza de “desvios” para esconder sua real identidade como: contas “laranja”.

Mesmo para aqueles e-mails que foram enviados a partir de contas válidas ou que você saiba o IP da máquina de origem a situação também não é simples pois é necessário um mandado judicial. Com este documento os provedores são obrigados a informar os dados do dono da “conta” ou quem estava conectado com aquele IP no momento do envio.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.