Resumo da Semana (01/06/2015)

Este é o “Resumo da Semana” com o que aconteceu de mais importante na área de tecnologia:

 

SEGURANÇA

 

Google cria cartão microSD para substituir as senhas tradicionais
O Google revelou mais um projeto para tentar dar um fim de uma vez por todas nas senhas do passado: chama-se Project Vault. É um sistema de segurança criado para tornar seu smartphone mais seguro. Ele se “disfarça” como um cartão microSD, mas na verdade é um computador minúsculo implantado no celular, dedicado apenas a autenticação do usuário.

 

Alerta: mensagem causa bug que trava Skype no PC e smartphones
Ainda sem solução, problema causado por mensagem com oito caracteres impede que aplicativo da Microsoft funcione em PCs Windows e aparelhos iOS e Android. (Skype corrige bug que trava app no PC e celulares)

 

Facebook adiciona chave de criptografia para aumentar segurança
O Facebook anunciou que os usuários poderão utilizar chaves de segurança PGP em suas notificações e e-mail. Assim, os usuários terão seus dados criptografados e protegidos de qualquer órgão ou pessoa que tente os acessar.

 

Pesquisador descobre método que esconde malwares em imagens
O pesquisador de segurança Saumil Shah afirma que desenvolveu um método que usa a esteganografia que permite esconder informações dentro de outros arquivos, para inserir um código JavaScript malicioso em um arquivo de imagem.

 

WINDOWS

 

Windows 10 será lançado em 29 de julho
O Windows 10 está quase pronto: a Microsoft anunciou que a próxima versão do sistema operacional será lançada no dia 29 de julho. O Windows 10, que está sendo testado por mais de quatro milhões de pessoas ao redor do mundo, será uma atualização gratuita para os atuais usuários de Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

 

Microsoft detalha o que você perde ao atualizar para o Windows 10
Depois de confirmada data de lançamento do Windows 10, a Microsoft começou a liberar todos os avisos técnicos sobre a atualização do sistema operacional. Entre eles estão os recursos que o usuário deverá perder ao fazer o upgrade para versão nova do software da Microsoft.

 

Usuários já podem “reservar” cópia gratuita do Windows 10
Grupo elegível para upgrade gratuito do novo sistema engloba usuários dos Windows 7 e 8, segundo a Microsoft. Software chega em 29 de julho.

 

Upgrade gratuito do Windows 10 derrubará vendas de PCs, projeta IDC
A decisão da Microsoft de oferecer upgrades gratuitos para o Windows 10 foi uma ótima notícia para os usuários. O mesmo, talvez, não sirva para fabricantes de PCs. A IDC afirmou nesta semana que prevê que as vendas de computadores caiam mais ainda em 2015, em 6,2%, contra um declínio de 2,2% registrado no ano anterior.

 

INTERNET

 

Google lança central de controle de privacidade para usuários
Gigante de buscas revelou nesta semana um hub que centraliza controles de segurança para os seus principais serviços, como buscas, Mapas, YouTube e Gmail.

 

MOBILIDADE

 

Segundo smartphone com Ubuntu será lançado ainda em junho
A Canonical anunciou o Aquaris E5 HD Ubuntu Edition, seu segundo smartphone com o sistema operacional Ubuntu, deve ser lançado ainda em junho. O dispositivo também será fabricado pela espanhola BQ e deve trazer algumas mudanças em relação ao primeiro modelo lançado.

 

Lançados os primeiros produtos para casa que podem ser controlados pelo iPhone
Começam a chegar ao mercado hoje os primeiros produtos equipados com o sistema criado pela Apple para integração com a internet das coisas, o HomeKit. Foi apresentada uma série de dispositivos para casa como lâmpadas, sensores, controladores climáticos e até tomadas inteligentes.

 

Ferramenta do Google promete contar calorias da comida pela foto
O Google está desenvolvendo o Im2Calories, projeto de pesquisa que utiliza algoritmos para contabilizar as calorias dos alimentos de uma foto. O software seria capaz de avaliar a comida no prato pela foto e fazer o reconhecimento dela a partir das informações que possui na base.

 

NEGÓCIOS

 

Intel paga US$ 16,7 bilhões na compra da fabricante de chips Altera
A Intel investiu pesado em uma nova aquisição que pode lhe abrir um novo mercado. A fabricante de chips pagou US$ 16,7 bilhões para adquirir a Altera, para compensar a queda do mercado de PCs com uma expansão para componentes utilizados em data centers.

 

 

 

Obrigado por acompanhar o Resumo da Semana e se você tem alguma dúvida ou sugestão é só entrarem contato.

 

 

 

.

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge