Resumo da Semana (02/12/2013)

Está no ar o “Resumo da Semana” com o que aconteceu de mais importante na área de tecnologia:

 

SEGURANÇA

 

Começa a temporada de ataques natalinos online, alerta FBI
A agência emitiu uma série de avisos para compradores online ficarem atentos aos golpes que costumam atingir a rede na época de compras no final de ano.

 

Falha no Windows XP permite a crackers invadir PC via Adobe Reader Invasores podem assumir privilégios de administrador e instalar programas, visualizar, alterar ou excluir dados a partir da máquina XP infectada

 

Novas revelações de Snowden vão chocar, diz Greenwald
“Não quero dizer que o pior está por vir – as pessoas se acostumam com essas revelações -, mas há vários documentos sobre o que a NSA coleta e sobre a maneira como ela faz que vão chocar”

 

Justiça condena internautas por ‘curtir’ e compartilhar post no Facebook
Ao curtir ou compartilhar algo no Facebook o usuário mostra que concorda com aquilo que está ajudando a divulgar

 

Crackers roubam 2 mi de senhas do Facebook, Google e Twitter
O Facebook foi responsável por 57% das contas comprometidas, seguido pelo Yahoo (10%), Google (9%) e Twitter (3%). O restante pertence a perfis do Linkedin e a outros serviços online.
Descubra se sua senha foi roubada clicando neste site (http://www.haveibeenpwned.com/)

 

Obama proibido de usar iPhone por razões de segurança
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confessou nesta quarta-feira que não tem direito a usar um iPhone por razões de segurança, mas que suas duas filhas adolescentes são usuárias assíduas do smartphone.

 

INTERNET

 

Facebook lançará opção para salvar e consumir conteúdo posteriormente
Nova funcionalidade permite que usuários salvem fotos, vídeos e notícias para acessarem quando quiserem

 

Facebook e aplicativo Lulu são investigados pelo Ministério Público
Empresas são acusadas pelo órgão de “ofender direitos da personalidade de milhões de usuários do sexo masculino” e têm cinco dias para se manifestar.

 

Projeto testa Wi-Fi grátis em ponto de ônibus de São Paulo
Ação é uma iniciativa da agência de publicidade DM9DDB em parceria com a Mozilla. Serviço estará disponível na região da Berrini, Itaim e Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

 

TECNOLOGIA

 

Amazon vai usar drones para fazer entregas
A empresa está testando um sistema de entregas com drones, pequenos veículos não tripulados que podem ser controlados a distância.

 

Smartphone de dois lados é lançado na Rússia
A desenvolvedora russa de modems Yota Devices lançou seu primeiro smartphone  com a esperança de que sua nova tela de dois lados permita que ela entre nos mercados na Europa e no Oriente Médio

 

NEGÓCIOS

 

Empresa vende avaliações positivas para homens no Lulu por até R$50
Chamado de LuluFake, serviço foi criado por dupla de empresário brasileiros, que também são responsáveis pelo Namorofake.com.

 

Reclame Aqui recebeu 8,5 mil reclamações durante a Black Friday 2013
Número de reclamações aumentou cerca de 6%, enquanto o volume de transações cresceu mais de 78% em relação ao ano anterior, segundo a Clearsale

 

CURIOSIDADE

 

China deve começar a piratear aviões Boeing
A terra que já proporcionou algumas pérolas para a humanidade como o PolyStation e o hiPhone deve começar a investir em uma área um pouco mais perigosa: aviões comerciais.

 

Obrigado por acompanhar o Resumo da Semana e se você tem alguma dúvida ou sugestão é só entrar em contato

 

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge