Resumo da Semana (04/11/2013)

Está no ar o “Resumo da Semana” com o que aconteceu de mais importante na área de tecnologia:

 

SEGURANÇA

 

Apple, Google e Microsoft se unem contra a NSA
Os gigantes da tecnologia, juntamente com o Yahoo, Facebook e AOL, chamam o Comitê Judiciário do Senado Americano para reformar substancialmente práticas de vigilância em massa do governo dos EUA.

 

Google+ ganha novos controles de privacidade para usuários corporativos
De olho em empresas que usam sua plataforma social, gigante de buscas agora permite que administradores fechem comunidades apenas para membros das companhias.

 

Dilma assina decreto para criar sistema de e-mail do governo
A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que prevê a criação do sistema de correio eletrônico do governo federal. O decreto foi publicado nesta terça-feira (5) no “Diário Oficial da União”.

 

Brasil espionou estrangeiros, revela jornal
O governo brasileiro — que tanto critica a espionagem norte-americana – monitorou diplomatas russos, iraquianos e iranianos entre 2003 e 2004,

 

INTERNET

 

Facebook: adolescentes estão abandonando a rede social
A popularidade da rede pode estar em declínio entre os jovens, disse a empresa durante um evento para divulgar os resultados do terceiro trimestre.

 

Plataforma de ensino a distância do Google é aberta ao público
Nesta semana aconteceu o lançamento oficial do Helpouts, a plataforma de ensino a distância do Google.

 

Marco Civil da Internet: falta consenso na Câmara
Marco Civil da Internet tramita há quase quatro anos no Congresso e, ainda divide posições de parlamentares em torno de pontos sensíveis.

 

Netflix inicia testes com vídeos em 4K
Serviço utilizou vídeo curto para iniciar testes com conteúdo de altíssima resolução. Seriados da empresa, como “House of Cards”, já foram filmados pensando nisso.

 

MOBILIDADE

 

Brasil vai permitir uso de eletrônicos durante todo o voo, diz Anac
Seguindo o exemplo norte-americano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que o Brasil também vai liberar o uso de aparelhos eletrônicos durante pousos e decolagens, mas ainda não sabe a partir de quando

 

Bateria dos novos iPhones é pior que a dos smartphones com Android
Testes realizados revelaram que os dois novos telefones da Apple perdem feio se colocados de frente com os aparelhos top de linha dos concorrentes.

 

O novo sistema Android 4.4 “KitKat” está chegando
Software traz um discador mais inteligente, mudanças no visual e suporte a impressão, e foi otimizado para rodar melhor mesmo em hardware modesto.

 

Google irá anunciar smartphone Moto G em 13 de novembro
O Moto G vem sendo cotado para ser a versão de baixo custo do Moto X

 

NEGÓCIOS

 

Android puxa vendas de tablets e iPad perde espaço no mercado global
Sem lançar novos modelos no terceiro trimestre, Apple viu sua participação ficar abaixo de 30% no período, segundo IDC. Samsung aparece em segundo lugar.

 

Obrigado por acompanhar o Resumo da Semana e se você tem alguma dúvida ou sugestão é só entrar em contato

 

Você também pode assistir ao resumo da semana em vídeo. Basta clicar no link abaixo.

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge