Resumo da Semana (09/01/2017)

Este é o “Resumo da Semana” com o que aconteceu de mais importante na área de tecnologia:

 

SEGURANÇA

 

Ataque hacker leva visitantes do UOL a sites adultos
Alguns internautas tiveram uma surpresa ao tentar acessar os sites do UOL ou de seus parceiros durante a madrugada e pela manhã desta sexta-feira, 6.

 

Planalto publica no Twitter por engano senhas de redes sociais do governo
Erro aconteceu em postagem no perfil do Portal Brasil no Twitter; segundo o Planalto, senhas já foram trocadas e responsável por publicação

 

Windows 10 terá configurações de privacidade mais simples (e limitadas)
A partir do Creators Update, empresa deixará de oferecer uma opção de configuração intermediária, limitando usuário a escolher entre uma mínima e uma total.

 

Twitter é processado por familiares de vítimas do Estado Islâmico
Familiares de três americanos mortos em atentados distintos alegam que rede social atua como “arma para o terrorismo”

 

Sair em foto fazendo o sinal da paz pode permitir que seu celular seja invadido
Da próxima vez que você considerar fazer o sinal de paz e amor para sair em uma foto, pense novamente. De acordo com uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão (NII, na sigla em inglês), isso pode ser suficiente para que os seus dados biométricos sejam roubados e o seu smartphone seja acessado por pessoas mal intencionadas.

 

Assange diz que Brasil é o país da América Latina mais espionado pelos EUA
Edward Snowden revelou em 2013 que os Estados Unidos contavam com ferramentas para vigiar cidadãos do mundo inteiro, inclusive no Brasil. As ações de vigilância do governo norte-americano afetavam órgãos e empresas brasileiras. Agora, outro homem considerado inimigo dos Estados Unidos – ou, pelo menos, do governo norte-americano – jogou ainda mais gasolina nessa polêmica.

 

NEGÓCIOS

 

Nova taxa deixa Uber mais caro
O Uber vai ficar mais caro a partir dessa sexta-feira, 6. A empresa afirmou que o aplicativo está implementando a cobrança de uma taxa fixa de R$ 0,75 por corrida realizada.

 

Marissa Mayer deixa conselho do Yahoo e parte restante da empresa se chamará Altaba
Verizon adquiriu maior parte dos negócios operacionais do Yahoo por US$ 4,83 bilhões; resto da companhia se tornará empresa de investimentos sob novo nome.

 

MOBILIDADE

 

WhatsApp já foi banido de 12 países, revela estudo
Você conseguiria viver sem acessar as principais redes sociais da atualidade? Sem ficar antenado em tudo o que seus amigos estão fazendo no Facebook ou postando no Instagram? E que tal ter que voltar a se comunicar por SMS porque o WhatsApp não pode ser utilizado? Se você acha que esse cenário é assustador, é melhor não visitar alguns países.

 

Novo beta do WhatsApp agora entrega experiência completa com GIFs
Versão mais recente de testes do app de mensagens traz botão especial para usuários compartilharem GIFs com os seus contatos no serviço.

 

iPhone completa 10 anos
O iPhone completa nesta segunda-feira, 9 de janeiro, dez anos de vida. Nesse mesmo dia, em 2007, Steve Jobs apresentou ao mundo a primeira versão do smartphone da Apple, então um aparelho 2G com tela de 3,5 polegadas, câmera de 2 MP, 412 MB de RAM e versões de 4, 8 e 16 GB. “Um iPod com tela grande e controlado pelo seu toque, um telefone móvel revolucionário”: assim Jobs descreveu o aparelho durante o evento Macworld.

 

Nokia volta ao mundo dos smartphones com o novo Nokia 6
Produzido pela empresa finlandesa HMD Global, aparelho será vendido apenas na China por enquanto.

 

INTERNET

 

Facebook deve começar a exibir anúncios no meio de vídeos longos
A notícia é boa para os produtores de vídeos que publicam conteúdos no Facebook, mas nem tanto para os usuários. A rede social estuda uma forma de permitir que os donos de vídeos possam receber dinheiro pelo seu material — como acontece no YouTube — por meio da veiculação de publicidade. O problema está no formato escolhido, pode incluir anúncios bem no meio do vídeo.

 

Ministro confirma: limite de dados na banda larga fixa vai começar em 2017
Sabe aquela história de limite de dados na banda larga fixa? Pois é, a novela voltou e a cobrança de planos baseados em franquias deve mesmo acontecer em 2017. E, mesmo que a Anatel tenha dito o contrário no final do ano passado, a confirmação agora veio do próprio ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

‘Não se atrevam’, diz Anonymous sobre limite da internet fixa
Menos de 24 horas após a declaração do ministro Gilberto Kassab confirmando que a banda larga fixa brasileira vai contar com limites de dados, o conglomerado ativista Anonymous se manifestou nas redes sociais e prometeu iniciar uma guerra contra as autoridades que regulam o setor. O objetivo é impedir que os usuários sejam prejudicados com a medida.

 

Ministro volta atrás e diz que governo não pretende limitar internet fixa
Na noite da última quinta-feira, o ministro Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que a internet fixa brasileira deixaria de ser ilimitada até o fim do ano. Na manhã desta sexta-feira, 13, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse o contrário, e que o ministro havia cometido um equívoco.

 

Anatel contraria ministro e diz que não há planos de limitar internet fixa
A Anatel e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações parecem estar em desacordo. Enquanto o ministro Gilberto Kassab afirma que a partir de 2017 começaremos a ver os planos de internet fixa limitada, a Anatel diz que não há qualquer plano para reabrir essa discussão, e que tudo continua como está.

 

INOVAÇÃO

 

Crianças nascidas em 2017 nunca vão dirigir um carro, diz especialista
“Minha previsão é de que as crianças nascidas a partir de 2017 nunca vão dirigir um carro”. A aposta é de Henrik Christensen, diretor da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Para ele, daqui a 15 anos, no máximo, os veículos autônomos serão algo bastante comum. “Todas as empresas automotivas – Daimler, GM, Ford – estão dizendo que dentro de cinco anos terão carros autônomos sem motorista nas estradas”, reforça Christensen.

 

Windows 10 travará a tela automaticamente quando usuário se afastar do PC
A Microsoft está trabalhando em um recurso que travará automaticamente as telas de PCs com Windows 10 quando o usuário se afastar do computador. A novidade foi encontrada pelo site Windows Central, que viu a opção para ativar um recurso “Dynamic Lock” (trava dinâmica) numa prévia do Creator’s Update do Windows 10.

 

Obrigado por acompanhar o Resumo da Semana e se você tem alguma dúvida ou sugestão é só entrar contato.

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge