Resumo da Semana (20/01/2014)

Está no ar o “Resumo da Semana” com o que aconteceu de mais importante na área de tecnologia:

 

SEGURANÇA

 

Empresa divulga primeiro ataque hacker utilizando TVs e refrigerador
Segundo o comunicado, 750 mil emails maliciosos foram enviados a partir de 100 mil equipamentos domésticos comuns como roteadores, televisores e pelo menos um refrigerador (mais informações aqui – em inglês).

 

Alvo: Microsoft volta a ser atacada por hackers após revelar novo blog
Confirmado pela empresa, ataque contra redesenhado blog do Office partiu do chamado Exército Eletrônico Sírio.

 

Windows XP está presente em 95% dos caixas eletrônicos pelo mundo
Com a aproximação do fim do suporte deste sistema pela Microsoft os bancos devem iniciar um movimento expressivo de substituição. 

 

Rússia atacou computadores de empresas ocidentais e da Ásia
Uma empresa de cibersegurança dos Estados Unidos disse ter reunido evidências de que o governo russo espionou centenas de companhias norte-americanas, europeias e asiáticas, na primeira acusação de ciberataques contra a Rússia para obter supostas vantagens econômicas, e não políticas.

 

Bug no Chrome permite escutar o que é dito perto do PC
Uma brecha de segurança perigosa recém-descoberta no Google Chrome permite que qualquer site mal-intencionado continue escutando suas conversas, mesmo quando o site já foi fechado

 

Descoberto malware que usa Windows para infectar Android
Uma vez instalado, ele busca por aplicações bancárias coreanas e, caso encontre alguma, pede que o usuário a apague para instalar uma versão comprometida.

 

COMPUTADOR

 

Saiba qual é o HD mais confiável do mercado
Os discos rígidos menos confiáveis do mercado são os vendidos pela Seagate. Os mais confiáveis são os fabricados pela Hitachi seguido pelos da Western Digital

 

INTERNET

 

Facebook muda algoritmo para privilegiar posts de fanpages com links
O Facebook anunciou uma pequena mudança em seu algoritmo para o feed de notícias.  A partir de agora, links terão preferência em relação às atualizações de status.

 

Facebook testa novos formatos de anúncios para mobile
Empresa comunica primeiros testes de anúncios mobile com alguns parceiros

 

Google apresenta ferramenta nova para o buscador
Na página de resposta à busca, ao lado de cada link haverá um outro com o nome do site. Clicando ali você encontrará um resumo sobre a página em questão.

 

Lista de novos domínios da internet inclui .sexy, .email e .ninja
Palavras comuns como foto, presente, rico, ninja, dança e até educação foram liberadas pelo Icann – entidade responsável pela organização dos domínios. Assim, as URLs terminadas em .photo, .gift, .rich, .ninja, .dance e .education já estão disponíveis a seus compradores.

 

MOBILIDADE

 

Coreia do Sul terá internet móvel de 300 Mpbs
Chamada de 3band LTE-Advanced, a tecnologia possibilitará que um vídeo de 800 MB seja baixado em apenas 22 segundos

 

WhatsApp chega a 430 milhões de usuários e não planeja exibir anúncios
O popular serviço de mensagens WhatsApp anunciou nesta semana que atingiu a marca de 430 milhões de usuários ativos e que não tem planos de monetizar seu serviço com publicidade, nem lançar recursos de aplicativos concorrentes.

 

App do Google Glass quer ajudar a salvar vidas
Bombeiro norte-americano está desenvolvendo serviço que pode facilitar resgates em incêndios; assista ao vídeo

 

China prepara seu próprio sistema operacional móvel
Chamada de China Operating System (COS), a plataforma deve ser lançada embutida em dispositivos, com possível expansão para ser usada em outros aparelhos

 

CURIOSIDADE

 

Microsoft cria elevador que adivinha andar dos usuários
A área de pesquisas da Microsoft está focada em explorar as possibilidades da inteligência artificial, e uma das inovações em que eles trabalham atualmente é um elevador esperto o bastante para saber onde você vai sem que se precise apertar botões.

 

App tem missão quase impossível: decifrar a letra dos médicos
Basta fotografar a receita com a câmera do smartphone: o programa promete responder em algumas horas, informando nome do medicamento prescrito

 

Obrigado por acompanhar o Resumo da Semana e se você tem alguma dúvida ou sugestão é só entrar em contato

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge