Resumo da Semana (31/03/2014)

Está no ar o “Resumo da Semana” com o que aconteceu de mais importante na área de tecnologia:

 

SEGURANÇA

 

Yahoo recorre à criptografia para proteger dados de usuários
O Yahoo anunciou ter tomado medidas para melhorar a segurança de quem navega pelos serviços da empresa. A atitude mais recente foi criptografar todas as informações que trafegam entre os centros de dados do Yahoo.

 

INTERNET

 

Europa vota pela neutralidade da rede e contra o roaming
As operadoras de telecom sofreram dois golpes duros na Europa: o Parlamento Europeu votou a favor da extinção da cobrança de roaming entre os países do bloco e da neutralidade da rede.

 

Spotify já está disponível no Brasil
A maior empresa de streaming de áudio nos Estados Unidos começa esta semana a liberar o acesso àqueles que se cadastraram previamente. Por enquanto, o passeio pela plataforma é possível apenas por meio de convite.

 

NEGÓCIOS

 

Sebrae faz parceria com Facebook para capacitar empreendedores
Parceria prevê curso online gratuito para capacitar empreendedores brasileiros a utilizarem a rede social para divulgarem seus negócios.

 

Reino Unido legaliza cópia de CDs e DVDs
Em julho entra em vigor uma revisão na lei de direito autoral do Reino Unido que permitirá a cópia de material protegido, desde que para uso pessoal.

 

Vendas de tablets ultrapassam notebooks pela primeira vez no Brasil
Segundo a IDC, foram vendidos 3 milhões de tablets no quarto trimestre de 2013, superando notebooks em 800 mil unidades. No ano foram 8,4 milhões de aparelhos

 

Google quer se tornar operadora de internet móvel
A empresa tem interesse em se tornar uma MVNO, operadora virtual que aluga a estrutura de outras e oferece pacotes próprios. Se conseguir ir adiante, o Google poderá concentrar todas as atividades de comunicações dos usuários porque já detém a fibra, o navegador (Chrome), o e-mail (Gmail) e ataca também na mobilidade com o Android

 

Galaxy S5 entra em pré-venda nesta sexta-feira
O Galaxy S5 está chegando. As lojas já estão se preparando para iniciar a pré-venda do novo smartphone top de linha da Samsung, que tem previsão para ser lançado em definitivo no Brasil no dia 12 de abril

 

MOBILIDADE

 

Apps no Android são mais estáveis que apps no iOS, aponta estudo
O relatório apontou que as versões da plataforma móvel da Apple são as que trazem mais instabilidade aos apps.

 

Patente da Apple ajuda usuários do iPhone a digitar enquanto andam
A ideia da Apple é propor um recurso que, como diz o nome, deixaria a tela “transparente”, para que o usuário continuasse tendo noção do que acontece por trás do aparelho, mesmo enquanto está digitando.

 

Teste indica Galaxy S5 como dono da melhor bateria do mercado
Uma série de testes de bateria feitos na Coreia do Sul revelou que o Galaxy S5 é o aparelho com melhor desempenho entre os top de linha presentes no mercado.

 

COMPORTAMENTO

 

Homem mais conectado do mundo usa 700 sensores no dia a dia
O americano de 45 anos não economiza quando o assunto são gadgets dos mais diversos tipos. São 700 dispositivos e sensores utilizados por ele para captar todos os tipos de detalhes e mínimas informações sobre sua existência, saúde, além de sempre ter conectividade com a internet.

 

Polêmica sobre homossexualidade derruba CEO da Mozilla
Brendan Eich, sujeito que inventou o JavaScript, mal esquentou a cadeira de CEO da Mozilla e já teve de levantar para ir embora. E o que o derrubou foram suas convicções em relação aos homossexuais

 

Projeto brasileiro ensina programação pela internet gratuitamente
Internautas são estimulados a ter contato com esquemas de programação de forma simples, com tutoriais e depoimentos em vídeo que ajudam a melhorar o entendimento das tarefas.

 

 CURIOSIDADE

 

Veja todas as brincadeiras de 1º de abril do Google
Todo ano a empresa destaca equipes inteiras para desenvolver brincadeiras e escondê-las por seus serviços, criando até vídeos bem elaborados sobre cada uma.

 

Obrigado por acompanhar o Resumo da Semana e se você tem alguma dúvida ou sugestão é só entrarem contato.

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge