Retrospectiva 2010 e expectativas para 2011

Estamos cercados de tecnologia por todos os lados. Para onde olhamos temos a presença de algum tipo de recurso tecnológico para nos ajudar no nosso dia a dia e 2010 só aumentou esta sensação. O bom (ou ruim para algumas pessoas) é que a evolução não para.

Com o final do ano se aproximando é hora de comemorar as novidades trazidas por 2010 e ficar de olho nas tecnologias que, ao que tudo indica, irão vingar em 2011.

O ano de 2010 foi marcado pelos avanços na área de computação móvel. Alcançamos a impressionante marca de um celular por brasileiro e os smartphones se tornaram o número um na preferência dos usuários. Este mercado se tornou tão importante que Google com o Android e Apple com o iOS brigam por cada unidade vendida. É bom lembrar que as redes 3G chegaram no Brasil a apenas 3 anos.

Outra novidade muito esperada e que agradou ao mercado foram os Tablets. Pequenos computadores sem teclado físico e com telas sensíveis ao toque. Mais uma vez a Apple marcou seu território com o lançamento do iPad. Outros fabricantes já lançaram produtos concorrentes e muitos outros estão por vir. A mobilidade e os Tablets serão tecnologias importantes para 2011.

Timidamente a tecnologia 3D desembarcou por aqui em televisores, câmeras, notebooks e transmissões experimentais. O ano de 2011 reserva muitas novidades para o formato 3D. A queda nos preços das TVs e a maior oferta de conteúdo compatíveis com esta tecnologia devem impulsionar sua adoção no próximo ano.

Mas nem todas as novidades trazidas por 2010 foram boas. Com a grande quantidade de informações em meios digitais os ataques virtuais e a insegurança causaram muita dor de cabeça aos usuários. Para 2011 as expectativas são de piora neste cenário. Os métodos de invasão estão cada vez mais sofisticados e estamos vulneráveis a estas ameaças, principalmente no ambiente móvel.

Em 2010 muitos setores entenderam que a tecnologia é uma grande aliada para a retomada do crescimento e investiram sistematicamente nesta área, assim tivemos muitos lançamentos de serviços e produtos. A queda do dólar também ajudou ao mercado. O maior fator restritivo foram os altos impostos de importação.

Independente de qual tecnologia irá fazer sucesso em 2011 uma coisa é certa, muitas novidades nos esperam no próximo ano.

Agradeço aos leitores da coluna Antenado do Conexão.AG por acompanharem os artigos e pela participação através das muitas dúvidas e sugestões enviadas ao longo de 2010. Desejo a todos um excelente 2011 com muita PAZ, sucesso e principalmente saúde.

Gilberto Sudre

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge