Retrospectiva 2013

Estamos chegando ao fim de mais um ano e nesta última coluna Antenado de 2013 é hora de fazer um balanço do que aconteceu de bom e ruim na área de tecnologia.

As redes de celular 4G finalmente desembarcaram por aqui e surpreendentemente, mesmo sem ser uma obrigação imposta pelo governo, o Espírito Santo recebeu a implantação desta nova tecnologia. A velocidade prometida é em torno dos 10Mbps, nada mal para um acesso móvel, o problema por aqui é a fraca cobertura do sinal. Os preços que ainda estão altos e sem previsão de concorrência provavelmente irão demorar a baixar.

Ainda na linha da mobilidade tivemos muitos lançamentos de Celulares, cada vez mais potentes e leves. A Samsung fez a estreia do seu Galaxy S4 com uma grande tela e uma bateria com autonomia de deixar todos os outros Smartphones para trás. O Galaxy Note, um misto de celular e Tablet com caneta para escrita/desenho, também fez sucesso entre os consumidores.

A Apple lançou o iPhone 5S o seu potente Smartphone de 64bits com leitor de digitais e o colorido iPhone 5c, ambos receberam muitas reclamações da autonomia da bateria. A novidade ficou por conta dos usuários que desta vez receberam os novos aparelhos de forma bem mais discreta se comparada aos outros anos. Os aparelhos da Apple chegaram bem caros ao mercado brasileiro e não atraíram tanta gente como nos lançamentos passados. O ano de 2013 também trouxe o iOS 7, a primeira reformulação do sistema operacional do iPad e iPhone desde sua criação em 2007.

A motorola fez bonito com o lançamento do Moto X. O primeiro aparelho da fabricante depois de passar a fazer parte do Google.

A Nokia lançou o Lumia 1020 com uma câmera de 41 Mpixels mas o fato do ano foi mesmo sua aquisição pela Microsoft. Os destinos da Nokia estão cada vez mais incertos afinal o mercado não tem muitas esperanças de que ela irá sobreviver a dobradinha iOS / Android.

Quanto aos aplicativos para Smartphones o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagem móvel mais popular do Brasil. Os aplicativos para chamada de Taxi também movimentaram os dispositivos móveis.

E o Marco Civil ficou mesmo para 2014. Pelo menos começamos a discutir seriamente o conjunto de leis para a internet e questões como a neutralidade da rede, livre troca de conteúdo e liberdade de expressão.

O terremoto Edward Snowden fez o seu estrago na reputação da NSA (e do Governo americano) e derrubou completamente a confiança na segurança da Internet manter nossa privacidade, para quem ainda acreditava nisto.

O ano de 2013 foi o de dar adeus ao MSN depois que a Microsoft adquiriu o Skype e o de dar as boas vindas as impressoras 3D. Estas impressoras com os preços em queda prometem ser o assunto de 2014 mas isto é tema para a próxima coluna.

Os Drones (veículos aéreos não tripulados) não são novidade mas este ano ficaram bastante populares desde o uso recreacional ao uso profissional em áreas como jornalismo ou no possível projeto de entrega de encomendas proposto pela Amazon.

Um grande abraço a todos os leitores da coluna Antenado. O meu muito obrigado por acompanharem os artigos e pela participação através das muitas dúvidas e sugestões enviadas ao longo de 2013. Desejo a todos um excelente 2014 com muita PAZ, sucesso e principalmente saúde.

Até o ano que vem !

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.