Roteador sem Fio e TV Digital

Oi Gilberto. Eu tinha um roteador wireless de 54Mbps (802.11g) que funcionava perfeitamente para transferência de arquivos e navegação na internet. Quando fui utilizá-lo para acessar via TV filmes no servidor DLNA ele não funcionou. Os filmes de qualidade media rodavam normalmente já os de 720p para cima travavam. Troquei o roteador por um do padrão 802.11n (300Mbps) achando que ia solucionar os problemas de travamentos mais o resultado foi o mesmo. Qual o problema?

Pedro – Vitória (via Internet)

Bom dia Pedro. Os 54Mbps do 802.111g seriam sim suficientes para o tráfego exclusivo entre a TV e o servidor DLNA mas algumas questões podem afetar esta performance.

A primeira questão é a criptografia do Access Point. A ação de ativar a criptografia WEP ou WPA pode, dependendo do Access Point, reduzir em até 40% a velocidade de transmissão que o equipamento pode lidar.

Quanto ao 802.11n, ele realmente pode atingir até 300Mbps segundo a definição da norma. O problema é que para isto acontecer uma série de situações específicas devem ser atendidas e o Access Point deve ser de primeira linha.

Testei vários equipamentos do padrão 802.11n e nenhum deles alcançou uma taxa de transmissão acima de 190Mbps. Lembro que dependendo do equipamento também pode haver uma redução na velocidade caso a criptografia esteja ligada.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Gilberto, testei o mesmo procedimento em um Time Capsule e o resultado foi muito positivo. Viva os produtos caros da Apple \o/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge