Salve o backup de seus dados na nuvem

Muita gente acha que seus arquivos estão seguros só porque eles estão na Internet em sites como o Gmail, Outlook, Evernote e WordPress só para citar alguns. Esta crença é justificada, até certo ponto, pois é muito mais fácil o disco rígido de seu computador parar de funcionar do que isto acontecer com os servidores destas empresas.

Você já pensou no que faria se sua conta fosse invadida e todas as suas mensagens do Gmail sumissem? Imagine se um hacker se aproprie de sua conta de e-mail e você perca o acesso a todas as suas mensagens.

Por tudo isto ter um plano “B” é a solução e ela se chama backup. Mas onde e como fazer suas cópias de segurança? A resposta é, na nuvem da Internet !!

Esta é uma tendência que está cada vez mais forte com muitos serviços (gratuitos e pagos) já disponíveis na grande rede. Vamos conhecer alguns deles.

O Backupify (http://www.backupify.com/) é um destes serviços que em menos de um minuto você pode criar uma conta no site para o backup automático de suas informações em sites como o Google Docs e Office 365.

Outro site interessante é o Mozy (http://mozy.com). O diferencial deste serviço está no aplicativo fornecido pelo site. Depois de instalado o utilitário detecta automaticamente os arquivos mais importantes do PC que precisam ser salvos como e-mails, favoritos do navegador, documentos, planilhas, apresentações e fotos.

O Dropbox (http://www.dropbox.com) também pode ser utilizado para salvar seus arquivos na nuvem. Na sua versão gratuita ele permite armazenar até 2GBytes de arquivos mas você pode aumentar esta capacidade convidando amigos para entrarem no Dropbox.

O Google Drive (serviço associado a uma conta do Gmail) também pode ser utilizado para salvar seus arquivos na nuvem. Na sua versão gratuita ele permite armazenar até 15 GBytes de arquivos mas você pode aumentar esta capacidade pagando um valor adicional.

Uma alternativa interessante é o novo Megaupload (http://mega.co.nz). Nesta nova versão oferece 50GBytes (o que é muita coisa) para armazenamento gratuito e criptografado na nuvem.

Lembre-se que para todos os serviços de backup on-line um recurso é indispensável, uma boa conexão a Internet e os arquivos com informações privadas devem ser criptografados antes de serem colocados na nuvem.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge