Serviços gratuitos na Internet para publicação de Informações

Já foi o tempo que era necessário pagar a um provedor para publicar conteúdos na Internet como textos, fotos, vídeos e áudios.

Atualmente qualquer internauta, mesmo sem possuir um conhecimento profundo de tecnologia, pode criar um espaço gratuito na Internet para publicar sua produção intelectual e artística. Tudo a ver com a democracia da grande rede.

Para a publicação de arquivos de áudio e Podcasts a sugestão é o Podomatic (http://www.podomatic.com). Neste site você pode publicar quantos arquivos desejar até o limite (gratuito) de 500MBytes. É um serviço bem interessante que usei para publicar todos os áudios do meu programa CBN e a Tecnologia (http://cbneatecnologia.podomatic.com).

Se você deseja ter uma página na Internet o Google tem a solução através do serviço Google Sites (http://sites.google.com). Aqui você pode construir e hospedar seu site gratuitamente (com até 100MBytes). A interface é simples de ser utilizada e permite a criação de sites de fácil navegação. O ponto negativo está nas poucas opções de layout e formatos para a página.

Quando o assunto são os vídeos temos quase uma unanimidade. O famoso YouTube (http://www.youtube.com.br) hospeda gratuitamente vídeos com tamanho máximo de 100MBytes. Recentemente o YouTube iniciou a publicação de vídeos em alta definição e a possibilidade de download de alguns arquivos.

Para a criação e publicação do seu Blog (diário eletrônico) dois bons sites podem ser utilizados: o Blogger (http://www.blogger.com), mantido pelo Google, e o WordPress (http://wordpress.com/). Este último site possui muitas ferramentas e recursos sofisticados para editar e acompanhar a preferência dos leitores/internautas do seu diário.

Se você gosta de fotografia ou quer apenas publicar as fotos da sua última viagem a dica é o Flickr (http://www.flickr.com/). Este site oferece a possibilidade de publicação de fotos restrita a pessoas que você deseja ou para toda a Internet.

Para a publicação de Apresentações e slides você pode utilizar o Slideshare (http://www.slideshare.net). Um site especializado neste tipo de conteúdo.

Lembre-se de salvar os arquivos em formatos que impeçam ou dificultem a utilização de seu material de forma indevida. Para textos e apresentações utilize o formato PDF e sempre coloque uma marca d’agua ou seu nome no rodapé do documento. Para fotos e vídeos utilize uma marca no canto na imagem. Publique apenas material que seja de sua autoria ou que não esteja protegido por direitos autorais.

Para terminar, sempre mantenha um backup, no seu computador, com todas as informações publicadas. Nunca se sabe até quando o serviço vai ser oferecido.

Agora é aproveitar os serviços da Internet e a democracia da Rede.

Gilberto Sudré

 

 

 

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge