Sigilo no chat

Quando falamos sobre segurança e privacidade digital existem vários tipos de internautas. Desde aqueles que não estão nem um pouco preocupados com a questão (provavelmente ainda não conhecem os riscos envolvidos) ou no outro extremo, aqueles que são completamente neuróticos a respeito do assunto.

Para estes últimos, nada é seguro o suficiente para preservar sua privacidade. Usam senhas enormes e as trocam frequentemente. Acesso a Internet, só a partir da sua própria máquina pois “sabem onde estão pisando”. Monitoram tudo que acontece na rede e só utilizam aplicativos atualizados e seguros.

Para estes desconfiados de plantão, o uso de ferramentas de chat é algo feito com muito cuidado. Mesmo quando utilizam a criptografia para proteger seu bate papo, desconfiam. Imaginam que as chaves criptográficas (senhas) em uso podem ser roubadas.

Se você se identifica com o exemplo acima, então o plugin Off-the-record – OTR (http://www.cypherpunks.ca/otr/) será o seu melhor companheiro. Esta extensão para o comunicador instantâneo GAIM (http://gaim.sourceforge.net/) disponibiliza criptografia dos dados, para impedir que outras pessoas vejam o conteúdo do seu chat e autenticação, o que garante que a pessoa com quem você está falando é quem realmente diz que é.

Outra e característica interessante oferecida pelo OTR é a garantia de que as mensagens recebidas durante a conversa são autênticas e não sofreram nenhum tipo de modificação entre a origem e o destino.

No site da ferramenta você poderá fazer o download das versões compatíveis com Windows e Linux, documentação para instalação e uso do plugin, além de ter acesso a lista de discussão para dúvidas e dicas.

Quando se fala em Internet, segurança da informação e privacidade digital nunca é demais.

Um forte abraço e até a próxima semana.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge