Sinais de alerta para perfis falsos nas Redes Sociais

As pessoas nem sempre são o que parecem, e isso torna-se ainda mais complicado nas relações via Internet onde o que vemos é o que as pessoas querem mostrar e não o que são realmente.

Muitos atacantes se valem destes disfarces para aplicar golpes e colocar em perigo os usuários das Redes Sociais. Segundo as autoridades policiais esta é uma prática em rápido crescimento por isto é bom saber como identificá-la.

Embora estas fraudes possam apresentar diferenças é possível identificar diversas características em comum. Para evitar surpresas desagradáveis, vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar você a identificar estes perfis falsos

Antes de aceitar solicitações de amizade de pessoas nas quais você não conheça faça as seguintes perguntas: O que faz este perfil ter o interesse em ser meu amigo? Como ele me encontrou? Temos algum amigo em comum?

Verifique as fotos que essa pessoa publicou. As fotos parecem ser retocadas? O perfil só publica fotos de locais e paisagens onde ele mesmo não aparece? Você já viu esta foto em algum outro local ou perfil?

Use a Internet a seu favor e pesquise pelo nome dessa pessoa para saber se ela tem outras atividades fora da Rede Social. Busque pelo nome entre aspas e veja o que encontra.

Esta pessoa já foi marcada em outras fotos? É normal que um perfil seja marcado pelos amigos em outros posts. Se não foi desconfie.

Acesso o perfil e observe com bastante atenção. São informações que lhe parecem reais ou montadas? As fotos e publicações tem relação com a idade e profissão da pessoa?

Verificar as amizades de um perfil também pode revelar informações importantes como por exemplo: Os amigos são globais ou locais onde ele mora? Quanto mais amigos que estejam na mesma localidade que ele mais chances do perfil ser verdadeiro. Essa regra vale, também, para o caso de poucos ou nenhum amigo local.

Caso esteja se perguntando o que pode acontecer com você caso possua um amigo falso nas redes sociais, ele pode estar observando você e seus hábitos, a partir de você chegar em seus amigos ou mesmo tentar enviar códigos e links maliciosos para todos.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge