Sincronizando seus diretórios

É muito comum termos a nossa disposição vários computadores, seja em casa, no trabalho ou na escola. Em cada um dos discos rígidos gravamos nossos arquivos. O problema é manter os diretórios sincronizados, ou seja, se um arquivo foi alterado em um computador esta nova versão deve ser copiada para os demais. Assim você não corre o risco de precisar de um documento e lembrar que ele está em outro micro.

Se você enfrenta esta situação então esta dica vai facilitar muito a sua vida. Vamos ver alguns utilitários feitos exatamente para resolver este problema.

O primeiro é o Allway Sync (http://www.allwaysync.com). Este aplicativo permite que você utilize um Pen-Drive para sincronizar seus arquivos. Desta forma, suponha que você tenha um micro em casa e outro no trabalho. Depois de editar seus textos no computador do trabalho, basta inserir neste micro seu Pen-Drive. O Allway vai comparar automaticamente os diretórios escolhidos por você gravados no HD e no Pen-Drive e fazer as devidas atualizações. Quando você chegar em casa, basta inserir o Pen-Drive no computador doméstico e o Allway vai deixar todos os diretórios sincronizados. Tudo de forma automática e sem dor de cabeça.

O AllWay Sync é oferecido em duas versões. Uma paga (US$ 19.95) e sem restrição de uso e outra gratuita, que pode ser utilizada apenas por usuários domésticos e tem a limitação de sincronizar até 20.000 arquivos a cada 30 dias. Este aplicativo é compatível apenas com o sistema operacional Windows e pode ser instalado em quantos micros você desejar.

Outro aplicativo interessante para o mesmo objetivo é o Powerfolder (http://www.powerfolder.com/). Este é um utilitário gratuito, escrito completamente em Java, o que permite seu uso em máquinas com Windows ou Linux simultaneamente.

O Powerfolder não utiliza um Pen-Drive como meio de transporte dos diretórios e sim uma conexão de rede local ou da própria Internet. Desta forma basta ter uma conexão de rede ou Internet entre os micros que o Powerfolder faz o resto do trabalho. Para acelerar o processo de cópia, toda a transmissão de dados pode ser feita de forma compactada.

Para usar o Powerfolder você vai precisar instalar o Java 5 em seu computador. No site do produto existe um link para download desta versão.

Agora ficou um pouco mais simples manter seus arquivos distribuídos por várias máquinas sem se preocupar em onde estão as versões mais atuais.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge