Sistema 4K de imagem

Os fabricantes e pesquisadores não param de inovar. O padrão FullHD nem bem se estabeleceu completamente no mercado e uma nova tecnologia já aparece no horizonte de câmeras, TVs e sistemas de imagem. É o padrão Ultra High-Definition (UHD, Ultra Alta Definição).

No mercado atual encontramos referências a este novo padrão com o nome de 4K que é uma das resoluções UHD, mais exatamente a resolução mínima de 3840 x 2160 pixels (2160p).

Para entender as diferenças, as TVs atuais compatíveis com o padrão Full HD possuem a resolução de 1920 x 1080 pixels, ou seja quatro vezes menor do que a nova tecnologia

Mas a 4K é Realmente melhor? Com quatro vezes mais pixels é possível enxergar mais detalhes olhando de perto mas se você pretende se sentar a cerca de 2,4 metros da tela, vai precisar de uma TV de pelo menos 60 polegadas para ver alguma diferença e quanto mais longe você se sentar da tela, maior devera de ser a TV para notar a diferença.

E já temos filmes para esta resolução? Até pouco tempo existia pouco conteúdo para o 4K, mas as coisas estão mudando rapidamente, a Amazon, o Hulu, o Netflix e o YouTube anunciaram que irão começar a produzir e transmitir conteúdo em 4K a partir deste ano.

Eu Preciso trocar minha TV? E meus acessórios? Agora ou a médio prazo não é necessário mas em algum momento no futuro isto vai ser interessante pois o padrão 4K esta no começo e muita coisa pode acontecer mas é uma grande aposta dos fabricantes.

Para quem está pensando que este novo padrão vai demorar a chegar já existem várias câmeras e TVs compatíveis com o Sistema 4K a venda no mercado. Estes equipamentos ainda estão muito caros (como em qualquer nova tecnologia) mas se o padrão vingar mesmo o preço cairá rapidamente.

E isto não vai parar por ai pois a outra resolução UHD chamada 8K, que tem 7680 x 4320 pixels (4320p, 2 vezes a 4K em cada dimensão) já está em testes, mas por enquanto ninguém a usa em um produto para o consumidor.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge