Smartphone: Seu novo guia de viagem

Final de ano significa, para muitas pessoas, férias e viagens. Mesmo para quem gosta de aventura o planejamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Pois esqueça os guias de viagem e use uma ferramenta muito mais útil. Seu Smartphone.

Hoje já existem muitos programas que são um verdadeiro canivete suíço na mão dos viajantes e podem ajudar com informações como mapas de metrô, transportes públicos, horários de voos, pontos turísticos, conversores de medida e moeda. Alguns destes programas são pagos e outros completamente gratuitos. Basta fazer o download e sua instalação para encontrar o caminho correto.

Item importante: para você extrair o máximo destes aplicativos é interessante que seu smartphone possua o recurso de GPS, um receptor do Sistema de Posicionamento Global que consegue identificar qual é a sua localização geográfica. Este é um hardware (circuito eletrônico) incorporado no seu smartphone. Para saber se seu telefone possui esta característica consulte a ficha de especificação do aparelho.

Um dos aplicativos mais úteis é o Google Maps (http://maps.google.com/). Com ele você pode encontrar endereços, distâncias, atrações e hotéis (com seus sites e opiniões de outras pessoas que estiveram lá hospedadas). Na nova versão é possível salvar o mapa no smartphone evitando com isto a necessidade de acesso a Internet para seu uso. Esta característica praticamente decretou o fim dos famosos mapinhas. Aplicativo mais do que recomendado.

Outro programa é o Voos mobile (http://www.voosmobile.com.br/). Com ele você fica por dentro dos horários de chegada e partida dos voos nos principais aeroportos do Brasil, além é claro dos atrasos. Muito comuns principalmente nesta época do ano.

O WorldMate (http://www.worldmate.com/) e o Tripadvisor (http://www.tripadvisor.com.br/) são utilitários que permitem a criação de um roteiro de viagem e ajuda na busca de hotéis e pontos turísticos. Com estes programas você ainda pode a criar lembretes de horários para não perder seu voo ou seu passeio, além de ter acesso a previsão do tempo e a um conversor de moedas.

Para quem busca dicas de passeios o Yelp (http://www.yelp.com/yelpmobile) é um achado. Com ele você pode encontrar pontos de interesse além de endereços, telefones e distâncias. Em alguns casos o serviço dispõe de avaliações dos lugares, feitas pelos próprios turistas.

Algumas ferramentas são especificas para um único Sistema Operacional. Para os usuários do sistema Symbian, que equipa a maioria dos aparelhos da Nokia, a sugestão é o World Traveler (http://psiloc-world-traveller-sym.softonic.com.br/symbian). Este aplicativo torna a vida do viajante muito mais simples com informações de previsão do tempo, relógio mundial, conversões monetárias e mapa-múndi.

Os usuários do sistema BlackBerry tem a sua disposição o Flight and Hotel Travel Search (http://appworld.blackberry.com/webstore/content/2890). Esta ferramenta possui um grande banco de informações que permite ao usuário encontrar os melhores preços em hotéis e passagens aéreas.

Todos os aplicativos citados na coluna de hoje são gratuitos. Para instalação vá a loja de aplicativos compatível com o sistema de seu celular (Apple Store, Android Market, OVI Store, etc) e faça o download.

Agradeço a todos os leitores que acompanharam a coluna Antenado, enviaram suas sugestões e dicas. Desejo a vocês um 2012 de muitas alegrias, sucesso, PAZ e principalmente saúde.

Um forte abraço e até 2012.

Gilberto Sudre

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge