Socorro, minhas fotos sumiram da câmera

Na semana passada descrevemos aqui na coluna um utilitário bem interessante para a recuperação de arquivos gravados no HD. Garanto que já tirou muita gente do sufoco. Pois hoje vamos ver uma outra ferramenta que certamente vai ajudar bastante na hora do aperto.

As câmeras digitais deixaram de ser coisa de futuro e estão presentes no nosso dia a dia. Fotografamos tudo e em algumas situações simplesmente não podemos perder as fotos e vídeos armazenados. Imagine perder o registro do casamento de sua filha, batizado do neto ou da sua cerimônia de formatura. Impensável não?.

Pois bem, para estas emergências a Convar possui o utilitário PC Inspector Smart Recovery (www.pcinspector.de). Disponível para download de forma gratuita.

Este utilitário faz a recuperação dos dados gravados em cartões de memória como o Smart Media™, SONY Memory Stick™, IBM™ Micro Drive, Multimedia Card, Secure Digital Card ou muitos outros dispositivos de armazenamento para câmeras digitais.

Para utilizar o Smart Recovery, basta fazer o download da ferramenta e possuir um leitor compatível como o dispositivo de memória da câmera conectado ao computador.

Mesmo que você tenha apagado ou formatado o cartão de memória de forma não intencional, o Smart Recovery faz a recuperação dos dados. O importante é não ter gravado nenhuma outra informação no dispositivo de memória.

Este utilitário não é capaz de recuperar as fotos e vídeos caso ocorra um erro físico no dispositivo de armazenamento. Assim é bom transferir para o computador, tão logo quanto possível, as informações armazenadas na câmera.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

16 Comentários

  1. No Ubuntu se pode usar o testdisk. Já me salvou de muito sufoco.

    • É verdade.. o Testdisk é uma excelente ferramenta. Eu a uso também o problema é que sua interface não e considerada simples por algumas pessoas.

      Um abraço e obrigado pelo contato

  2. Olá agradeço desde já a sua ajuda, fui passar umas fotos do desfile que fiz ontem , quando cheguei em casa, tire o cartão usb da câmara e passei pro PC, quando fui copiar para outra pasta deu erro e nao sei mais o que faço por que foi uma cobertura muito importante de um muncipio, a pasta existe quando abro o cartão de memoria mais quando abro nao da certo fica como se tivesse oculto

      • nair valderez da silvat

        Minhas fotos do tabletes sumiram da galeria

        • Olá Nair,

          A distância é difícil dar um diagnóstico preciso. Pode ter sido um erro no aplicativo, uma mudança de configuração ou uma falha na memória do tablet.

          Um abraço

  3. Acho que nessa você não vai poder me ajudar, mas vamos tentar…

    Eu tirei fotos na minha câmera profissional Nikon D3200, só que não notei que estava SEM O CARTÃO DE MEMÓRIA, e enquanto eu tirava as fotos, aparecia algo escrito: ”DEMO” em cima de cada foto ( ali no leitor da câmera mesmo) e eu pensei: Ah, não dever ser nada. Quando fui passar pro pc, estava assim: SEM CARTÃO DE MEMÓRIA, então me lembrei que tava sem cartão. Mas essas fotos não eram pra estarem armazenadas então na MEMÓRIA INTERNA da câmera? Só sei que TODAS que eu tirei sumiram, e pior: SOZINHAS hahahha
    se puder me orientar, eu vou ficar muito feliz, procurei por tudo já

    Obrigada

    • Olá Hami,

      Acho que eu tenho uma má noticia para você. Em geral as câmeras atuais não tem memória interna e as fotos são todas gravadas no cartão.

      Assim as fotos que você tirou infelizmente não foram gravadas em nenhum local.

      Um abraço

  4. Quando estava verificando as fotos da minha Nikon 3200 no GUIDE, passei sem querer em configurar e formatar , foi para minha supresa sumiram todas as fotos, ão sei como voltar atrás. será que ainda tem jeito?

    Ismar S. Carvalho

  5. Alexandre

    Bom dia.

    Fiz atualização de win7 para win10 e fiz Recuperação, mas quando tudo foi instalado não achei minhas imagens, vídeos, etc. Onde foram para?? como recuperar.

    Obrigado

    • Olá Alexandre,

      A recomendação é que você faça um backup de seus dados antes da atualização para o Windows 10.

      Você pode tentar recuperar as fotos com o aplicativo http://www.pcinspector.de mas as chances acredito que são pequenas.

      Um abraço

  6. Idaiani

    Oi eu estava tirando foto com minha máquina quando apareceu escrito restaurar sim ou não e eu apertei sim e sumiram todas as fotos .consigo reculperalas ?VC conserta quero minhas fotos de novo brigada

    • Olá Idaiani,

      Acredito que a mensagem é decorrente de uma falha no cartão de memória ou da própria memória do Smartphone.

      Uma alternativa é utilizar o aplicativo (pago) Wondershare.

      Um abraço

  7. Robson

    Olá… estava filmando quando a bateria saiu da camera, o video não fechou, mas a memoria foi ocupada, quer dizer ele está lá em algum lugar? Tem como recuperar esse video?

    • Olá Robson,

      Se o arquivo não foi fechado corretamente provavelmente ele foi perdido. Pode-se tentar recuperar partes dele com aplicações de varredura de memória.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge