Sony XPERIA X10

O Android avança no mercado de celulares e vários fabricantes lançam seus aparelhos com o novo sistema instalado. Esta semana recebemos para avaliação o Sony EXPERIA X10. Um aparelho de design leve e agradável.

O que logo chama a atenção é a enorme tela de 4″ que exibe imagens de excelente qualidade devido a resolução de 854 x 480 pixels. Com certeza esta tela irá agradar a quem precisa ler documentos ou navegar na Internet. Falando em Internet, o aparelho se mostrou bem rápido no acesso a sites e e-mail.

O uso do aparelho é bem confortável devido ao baixo peso (136 gramas), a uma pequena curvatura da tampa traseira e a sua superfície emborrachada.

O modelo testado veio com um cartão microSD de 8 GB, 1GB de memória interna, 512MB de RAM e Android ainda na versão 1.6. A memória RAM é pequena para o que o aparelho se propôe o que causa alguma lentidão na carga e mudança de aplicativos. Quanto ao Android (bem antigo por sinal) a Sony prometeu um upgrade para a versão mais nova ainda neste semestre. Vamos esperar.

A câmera do EXPERIA é certamente um ponto positivo. Com 8.1 megapixels, foco automático e flash de LED forte ela atende muito bem, com fotos claras e bem definidas mesmo em situações sem muita luz.

No assunto conectividade o X10 é completo com GPS, bluetooth (estéreo), Wifi, 3G, saída padrão para fones de ouvido, slot para cartões microSD e interface microUSB que funciona para conexão com o computador e recarga da bateria. A tampa para acesso ao microUSB é difícil de ser retirada.

A bateria funcionou muito bem e mesmo com um uso intenso do aparelho em 3G e Wifi a duração ultrapassou as 24hs.

Para aqueles que não se dão bem com teclados virtuais (projetados na tela do celular) vão encontrar no EXPERIA um ponto negativo. O aparelho não possui teclado físico o que dificulta um pouco a digitação de textos longos.

O XPERIA X10 vai agradar a quem gosta de usar as redes sociais, ouvir músicas e assistir vídeos.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge