Tecnodicas – A difícil escolha de um Tablet (21/12/2011)

Neste Tecnodicas conversamos um pouco mais sobre se um Tablet e o equipamento certo para você e quais características são importantes na hora da compra de um.

Clique no link abaixo para assistir ao Tecnodicas na integra.

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Marcos de Souza Faria

    Prezado Sudre, gostei muito da sua matéria sobre tablets mas achei estranho você não ter mencionado a opção de sistema operacional do QNX que acompanha o tablet da Blackberry.
    Segundo especialistas trata-se também de um sistema operacional robusto, confiável e rápido, que equipa inclusive aeronaves. Há também grande oferta de aplicativos.
    Parabéns pela matéria e obrigado pelo espaço para comentários/sugestões.
    Atenciosamente, Marcos Faria.

    • Olá Marcos. Obrigado pelo contato e pela audiência. Legal que você achou a matéria interessante. Você tem razão quando fala que o QNX é um sistema robusto, confiável e rápido mas aparentemente não agradou a grande parte dos usuários e fabricantes. É só olhar a participação dele no market share e a quantidade de aplicativos e Tablets compatíveis e que estão disponíveis. O mundo da tecnologia as vezes tem sua lógica própria e nem sempre o melhor sistema (seja hardware ou software) vence. Tenho muitos exemplos (muitos mesmo) onde a melhor solução técnica simplesmente ficou pelo caminho e perdeu de longe de outras alternativas bem mais fracas (e até ruins).

      Aqui funciona a lógica de que quanto maiores as vendas (e o número de usuários) mais barato o produto fica e isto resulta em mais vendas. Este processo acaba por isolar na liderança um ou no máximo dois produtos relegando aos outros uma participação marginal no mercado. Infelizmente é isto que tenho visto.

      Assim, apesar de um bom sistema acredito que o QNX não irá conseguir muitos adeptos ou mesmo opções para os consumidores.

      Espero ter ajudado.

      Um forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge