Tecnodicas – Como controlar o uso de sua franquia de dados no Celular (24/08/2011)

O uso do tráfego de dados (acesso a Internet) através de celulares e smartphones ainda é muito caro no Brasil. Com para evitar surpresas é bom controlar de perto o quanto você já usou de sua franquia mensal do plano de dados.

Neste Tecnodicas sugeri dois aplicativos gratuitos para fazer este controle:

Smartphones com o Sistema Android
3G Watchdog

Smartphones com o iOS (Apple)
DataMan Free

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

3 Comentários

  1. Elvys Zupeli

    Ola, sobre este tema tenho uma duvida. Algumas operadoras estao oferecendo serviço de internet a 0,50 centavos no qual so eh cobrado nos dias que usar. Tem alguma diferença na velocidade da conexao para os planos de dados fechados? Pagando so quando usar sai muito mais barato do que contratar um plano. Qual sera a vantagem de se contratar um plano?

    • Olá Elvys. Cada operadora tem um comportamento diferente para os planos oferecidos. Infelizmente não existe uma regra geral. Sugiro que você imprima e leia atentamente o contrato (normalmente encontrado no site). Ali você vai encontrar, em detalhes, como é a cobrança e se existe algum limitador de tráfego para a navegação. (GS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge