Tecnodicas – Como saber se o seu provedor entrega o que você contratou? (29/02/2012)

Você sabia que atualmente os provedores são obrigado a entregar apenas 10% da velocidade instantânea contratada?

Assim se você contrata um link de 1Mbps o provedor só é obrigado por lei a fornecer um acesso acima de 100Kbps.

Pois neste ano isto vai mudar.. clique neste link e assista ao Tecnodicas para saber como, quando e como saber se o seu provedor está entregando aquilo que você pagou.

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

11 Comentários

  1. Leonardo Rosario

    Gostei da matéria, pois eu não sabia que existiam apps, para se testar a conexão do celular,vou baixar e começar a usar!
    Valeu!

  2. Esse é nosso país. Infelismente é assim que as coisas funcionam, ou não funcionam. Mas Sudré, efetuo a medição da minha internet quase que diariamente pelo site http://simet.nic.br/, a minha contratação é de 10Mbps e quase sempre varia entre 8 e 9 Mbps, será que estamos sendo “enganados” também? Já efetuei medições no site da Copel (Speed Test) e RJNET e notei que a velocidade não é tão discrepante. Embora a Lei permita, as operadoras entregam quase sempre a velocidade contratada, não?

    • Olá Claudio,

      O site Simnet é uma boa referência e pelos resultados que você relata, seu acesso é muito bom ao contrário de muitos outros usuários.

      Um grande abraço

  3. Robson ( Vitória Es )

    Muito bom as dicas porém qual a garantia que o Site que “mede a velocidade” está “aferido” ?

    • Olá Robson,

      Por isto o ideal é utilizar sites de medição que não estejam associados aos provedores como o simet.nic.br

      Um grande abraço

  4. Fernando Claro

    Caro Gilberto, tudo bem?

    Aproveitei a indicação do Claudio Santhiago e acessei o http://simet.nic.br/
    Lamentavelmente , salvo engano, não encontrei o Estado do Espírito Santo.

    Abraços,

    • Olá Fernando,

      O SIMET é uma ótima ferramenta de verificação de performance do seu provedor Internet.

      Encontrei alguns pontos de medidas no ES. Verifique no mapa.

      Um grande abraço

  5. Mercedes

    Bom dia, tentei acessar o arquivo com esta matéria e infelizmente não esta mais disponível. Poderia informar qual a Lei que possibilita ao provedor fornecer apenas 10% da velocidade contratada ?, lembro que esta norma foi mencionada na apresentação no Bom Dia ES, obrigada, Mercedes

    • Olá Mercedes,

      Antes (na situação de fornecer apenas 10%) não existia lei ou regulação. Por isto os provedores forneciam o que desejavam.

      Agora é que existe uma regulamentação exigindo que eles forneçam limites mínimos crescentes ano a ano.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge