Tecnodicas – Cursos a distância (04/05/2011)

No Tecnodicas de hoje voltamos a um tema que interessa a um grupo cada vez maior de pessoas, o Ensino a distância.

A tecnologia está mudando a forma de estudar. Quem não tem tempo de de deslocar até uma escola pode se capacitar a distância usando os recursos multimidia da Internet.

Já abordamos este assunto no Tecnodicas com cursos gratuitos a distância oferecidos pela Unicamp no site.

http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/index_html?foco=HTML/Minicursos

Pois a própria Unicamp agora lançou um portal para hospedar o conteúdo das disciplinas dos seus cursos de graduação no formato digital com textos, fotos, animações, apostilas e vídeos.

O site é http://www.ocw.unicamp.br/

Mas não precisamos ir muito longe. O Ifes (a antiga Escola Técnica ou Cefetes) oferece em todo o estado do ES cursos gratuitos e a distância de Graduação e Pós-Graduação.

O Site é http://cead.ifes.edu.br

Para quem domina o inglês a famosa universidade do MIT (Massachusetts Institute of Technology) oferece muitos cursos gratuitos e a distância.

O Site é http://web.mit.edu

Bons estudos.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Juliana

    Vim atrás da matéria : “Tecnodicas – Cursos a distância (04/05/2011)” pois quando vi no jornal entendi que teriam opções de diversos cursos à distancia gratuitos, porém ao acessar o site vi que são cursos restritos, não são para diversas áreas.No site da Unicamp mesmo são cursos direcionados para área de computação!
    Esperava mais…

    • Olá Juliana, obrigado por seu contato. Os cursos a distância ainda estão no começo no Brasil, por isto ainda não atendem muitas áreas. Mas isto está mudando. Acredito que em breve teremos uma oferta similar aos cursos presenciais. Um abraço (GS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge