Tecnologias para economizar tempo

Atualmente, grande parte de nós vive em uma batalha diária contra o tempo, ou melhor, contra a perda deste recurso cada vez mais escasso. Assim, administrá-lo bem e usá-lo de forma mais eficiente é cada vez mais importante. Para nos ajudar a ganhar tempo (ou evitar de perder) a tecnologia pode ser uma excelente aliada.

Vamos começar pela agenda de compromissos. Dispositivos como PDA’s, smartphones e notebooks possuem diversos aplicativos de agenda para facilitar o acompanhamento dos nossos compromissos. Mas se você não possui um destes equipamentos não se preocupe, a Internet está pronta para ajudar.

Os dois maiores portais de busca da Internet, Yahoo e Google, de olho nesta necessidade colocaram à nossa disposição ferramentas de agenda on-line. O Yahoo Calendar (http://calendar.yahoo.com/) e o Google Calendar (http://www.google.com/calendar) são aplicativos bem interessantes e que merecem uma visita.

Mas a tecnologia pode fazer muito mais do que oferecer ferramentas para controle de nossas agendas.

Hoje já podemos ter acesso as nossas informações a partir de qualquer momento e local. As tecnologias de comunicação sem fio como as redes Wifi ou celular permitem uma grande economia de tempo por deixarem a nossa disposição recursos que antes eram apenas um sonho distante. Administradores ou a força de vendas de uma empresa podem tomar decisões com muito mais segurança, rapidez e produtividade tendo acesso a estas informações. Tudo a partir de notebooks e smartphones. A boa notícia é que com a chagada das redes 3G os recursos para a mobilidade só irão melhorar.

Outra inovação que a tecnologia deixa a nossa disposição são as ferramentas de colaboração. Com elas pessoas distantes geograficamente podem participar de um projeto e interagir sem a necessidade de reuniões presenciais ou viagens.

Mais uma vez voltamos para a Internet e suas ferramentas como o Goggle Apps (http://www.google.com/apps). Neste portal temos a nossa disposição um editor de documentos e planilhas, controle de calendário e chat (mensagens instantâneas de texto e voz). Tudo de forma gratuita. Outra ferramenta de colaboração bem interessante é o Wikispaces (http://www.wikispaces.com). Neste site você pode desenvolver um projeto a muitas mãos simultaneamente.

Por último não podemos esquecer que a disseminação do conhecimento entre os colaboradores da empresa pode melhorar muito a produtividade. Para esta questão a educação a distância pode realmente ajudar levando a informação a quem precisa sem a necessidade de viagens e seminários.

Se você ou sua empresa ainda não estão ligados na mobilidade, colaboração e ensino a distância, acho que é hora de avaliar seriamente a questão pois o tempo não para.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. celso mozer

    aprendondo viver no nosso tempo “ecotecnologico” com o professor Gilberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge