Tecnologias para economizar

A tecnologia não passa de uma ferramenta, desta forma uma de suas principais funções está em melhorar nossas condições de trabalho, aumentar a eficiência das nossas ações, simplificar a nossa vida e é claro reduzir os custos.

Especificamente em relação a redução de custos a tecnologia tem muito a nos oferecer com uma grande gama de recursos. Basta escolher as aplicações e formas de trabalho que estas ferramentas proporcionam.

Já não precisamos pagar por muitos aplicativos pois temos excelentes opções gratuitas que substituem as ferramentas pagas como a suite de automação de escritório BrOffice.br (http://www.broffice.org/), os antivírus Avast (http://www.avast.com), Avira (http://www.avira.com) e AVG (http://free.avg.com/). Como exemplos de aplicativos gratuitos e de excelente qualidade temos o leitor de correio eletrônico Mozilla Thunderbird (http://www.mozilla.com) e o editor de imagens Gimp (http://www.gimp.org).

Mas a economia não está apenas na adoção de ferramentas gratuitas, alguns procedimentos podem ser nossos aliados na hora de cortar custos na empresa e no uso pessoal.

O trabalho remoto pode ajudar a diminuir o tempo gasto e os custos com deslocamentos. Esta opção de atividade é cada vez mais usada atualmente. Em pesquisa recente o Gartner Research prevê que, em 2012, mais de 30% da força de trabalho norte-americana adotará este tipo de prestação de serviço. Para isto o acesso a Internet via hotspots Wifi e a rede 3G são fundamentais.

Para acesso remoto a computadores o Logmein (http://www;logmein.com) é quase uma unanimidade. Com este utilitário podemos ter acesso remoto a estações de trabalho para, por exemplo, executar o suporte remoto.

Os custos de comunicação também podem se tornar o vilão para empresas e pessoas físicas. Neste caso o Skype (http://www.skype.com) é uma boa opção de economia e com a instalação de uma WebCam oferece uma solução de videoconferência barata. Os comunicadores instantâneos como o MSN (http://www.msn.com) ou o Google Talk (http://www.google.com/talk/) também podem ajudar na redução dos custos de comunicação.

Os custos de impressão devem ser acompanhados de perto. Dê preferência a impressão em modo rascunho, além de acelerar a velocidade aumenta muito a vida útil dos cartuchos de tinta. Lembre-se que as impressão coloridas custam muito mais do que a em preto e branco.

Estas são apenas algumas iniciativas e dicas que você pode adotar para economizar com o uso de ferramentas e serviços gratuitos. O importante é o uso consciente da tecnologia para melhorar o nosso dia a dia.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

1 Comentário

  1. André Behar

    Excelentes ferramentas! Seu trabalho de filtrar e apresentar os atalhos no uso da tecnologia é show!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge