Transmissão de dados pela rede elétrica

Se você está pensando em distribuir o sinal da Internet entre vários locais dentro de sua casa agora tem mais uma opção além das redes sem fio ou dos cabos, a instalação elétrica.

Mas o sinal da Internet não se mistura com o da rede elétrica? A separação entre os dois sinais acontece devido a cada conteúdo ser transmitido em uma frequência diferente, exatamente como no acesso via TV a cabo onde a Internet compartilha com os canais de TV o mesmo cabo coaxial.

Em geral o processo de instalação é bastante simples. Primeiro conecte um dos adaptadores no modem do provedor Internet (através de um cabo de rede) e plugue o equipamentos na tomada. Em qualquer outra tomada da casa plugue o outro adaptador e a este conecte o computador (também através de um cabo rede). Depois de tudo conectado só falta utilizar o CD que acompanha o produto para configurar a segurança na transmissão dos dados (criptografia). Importante, as duas tomadas utilizadas devem estar conectadas a mesma fase da energia elétrica.

Nos testes que executei a performance foi muito boa, com taxas de transmissão próximas a 200Mbps, muito acima das redes sem fio mais populares (802.11b/g). Outras vantagens em relação as redes sem fio são a imunidade a interferências e um melhor alcance por não depender dos obstáculos como paredes e armários. O alcance, segundo alguns fornecedores, pode chegar a 100 metros o que é mais do que adequado para qualquer apartamento

Você pode estar se perguntando: e seu meu vizinho possuir equipamentos como o meu será que ele poderá usar meu sinal da Internet? Toda informação transmitida por estes adaptadores é criptografada com um algoritmo bastante robusto chamado AES (Advanced Encryption Standard), deixando sua Internet longe dos olhos de curiosos. Assim mesmo que seu vizinho tenha ou use os mesmos equipamentos as redes estarão isoladas.

Para quem tem mais de um computador pode ficar tranquilo. Os sistemas disponíveis suportam a conexão de vários computadores . Basta adquirir novos adaptadores e fazer a mesma configuração em todos. É importante usar adaptadores do mesmo fabricante pois a compatibilidade entre marcas ainda não é um fato comum.

A transmissão de dados via rede elétrica oferece uma boa alternativa as redes sem fio, principalmente em ambientes que oferecem muitas interferências ou que a distância e obstáculos impede a chegada do sinal Wireless.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge