Um programa pode danificar o computador?

Bom dia Gilberto. Recebi recentemente um e-mail que não acreditei muito. Segundo a mensagem, eu deveria tomar cuidado com o que eu executasse no meu computador pois existem aplicativos que podem danificar ou queimar o disco rígido ou alguma peça do meu micro. Fiquei em dúvida. Será que um vírus ou programa têm o poder de queimar o hardware? É possível que isto aconteça a partir de um -email?

Durval – Vitória (via Internet)

Olá Durval. Esta é uma duvida interessante.

Cada vez mais funções de hardware são substituídas por implementações em software. Devido a isto, teoricamente, existe sim a possibilidade de que um vírus ou um programa possa danificar um circuito eletrônico do seu computador ou um periférico, mas ainda assim as possibilidades são remotas.

Em geral isto acontece devido a uma falha do projeto do hardware. Mas, se os periféricos estiverem corretamente instalados e construídos posso dizer que as chances são mínimas.

Quanto ao vírus que você cita o mais comum é que ele apague o conteúdo do disco rígido ou da BIOS, o que impediria o computador de iniciar. Mas isto não significa dano permanente. Basta reescrever o conteúdo desta memória para que tudo volte ao normal.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge