Um vírus pode infectar uma máquina fotográfica?

Caro Gilberto. Fiquei surpreso ao ouvir de uma amiga que sua máquina fotografia digital estava infectada com o vírus trojan horse, no momento duvidei, mas após pesquisa descobri que isso pode acontecer. Preciso da sua ajuda para que eu possa resolver o problema da minha amiga e me precaver deste tipo de problema.

Cícero – Vitória

Olá Cícero. É verdade.. suas pesquisas estão corretas e uma câmera digital ou até um celular quando conectado através de uma interface USB ao micro pode ser infectado ou infectar outros computadores.

Na verdade estes dispositivos quando usam a USB são considerados pelo computador como um Pen-Drive e assim podem armazenar os visitantes indesejados. Quando esta câmera ou celular é conectado em outro micro pode infectar o outro equipamento.

O processo de desinfecção é similar ao de um pen-drive. Conecte a câmera ao micro e execute o antivírus ou antispyware instalado no seu computador solicitando uma varredura na memória da máquina.

Caso seu computador possua um leitor de cartão de memória você pode retirar o cartão da máquina instalar no micro e fazer o mesmo processo.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

6 Comentários

  1. Mas e então, uma câmera infectada apresenta problemas? Ou o único problema é infectar os computadores que se conectam a ela?

    • Exatamente. O Vírus fica “incubado” na camera não afetando o seu funcionamento. Mesmo assim caso a câmera seja conectada a um PC ela pode infectar o micro.

  2. Mariana

    Olá Gilberto,

    Hoje comprei uma TV Samsung T310. Consegui instalá-lá corretamente e coloquei uma antena interna da Philips. Porém, observei que a televisão desliga repentinamente e liga novamente. Isso ocorre diversas vezes. Em outros momentos fica sem áudio e ele só retorna quando eu mudo de canal. Você saberia informar se o problema é da TV mesmo ou da antena?
    Desde já, obrigada.

  3. Bia

    Ola gostaria de sabet como saberque o cartão de memória da câmera profissional tem vírus ?

    • Olá Bia,

      Se você usou o cartão em um computador o vírus pode ter sido copiado para ele mas isto não vai afetar o funcionamento da câmera.

      Mas se você inserir este cartão em outro computador este pode ser infectado pelo vírus.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge