Upgrade de disco rígido

Caro Gilberto. Possuo um computador um HD de 160GBytes. O espaço disponível para armazenamento está muito pequeno. Gostaria de trocar o disco rígido por outro de 500GBytes. Será que terei problemas?

Júlio – Vitória (via Internet)

Bom dia Júlio. A troca de discos rígidos do computador é relativamente simples. Você deve observar se a BIOS (programa residente na placa mãe de seu micro) vai conseguir reconhecer todos os 500GBytes do novo disco. Isto acontece porque BIOS antigas tem limitação de endereçamento do disco, só conseguindo gravar dados em uma parte do disco.

Infelizmente, com as informações que você forneceu não posso identificar a data da BIOS para saber se ela irá reconhecer corretamente o novo disco. Para ter certeza sugiro que você leve seu computador a uma assistência técnica pois eles poderão identificar se a placa mãe de seu micro é compatível com o novo disco.

Faça uma pesquisa em alguns fornecedores de disco rígido e compare preços e capacidades de armazenamento. Provavelmente você conseguirá discos maiores com uma melhor relação custo x benefício.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.