Usando a Internet através da Rede sem Fio

Bom dia Gilberto. Sou assinante da Internet banda larga e compartilho este acesso na minha rede entre os micros de casa via cabo. Recentemente adquiri um notebook com rede wireless e gostaria de usar a Internet através da rede sem fio. Qual equipamento devo adquirir para acessar a rede a partir do notebook e como instalá-lo?

Roberto – Vila Velha (via Internet)

Bom dia Roberto. Para utilizar uma rede sem fio em casa só falta você adquirir um Access Point (rádio para rede sem fio). Este é o equipamento vai fazer a conexão do modem, responsável pelo acesso em banda larga, e o seu notebook.

Antes de comprar o Access Point verifique nas especificações do seu notebook qual a característica da placa de rede sem fio instalada. As mais comuns são: 802.11b, 802.11g ou 802.11n. Este padrão é importante pois o Access Point escolhido deve ser compatível com ele.

Procure instalar o Access Point o mais próximo do centro da área que você quer atender com sua rede sem fio. Por exemplo seu apartamento ou casa. Isto vai permitir um alcance adequado em todas as áreas.

Não descuide da segurança. Troque o SSID (identificador da rede sem fio) e habilite o protocolo WPA. Este recurso criptografa os dados enviados pelo ar entre seu notebook e o Access Point. Apesar de não ser uma solução extremamente segura é melhor do que não ter segurança alguma. Não se esqueça de permitir o acesso apenas das placas de rede conhecidas (filtro pelo endereço físico – MAC Address).

Lembre-se de utilizar um Firewall pessoal e manter um anti-vírus atualizado no seu computador.

Caso você não tenha intimidade com todas estas questões técnicas, peça ajuda a um especialista e tudo vai funcionar sem problemas.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge