Use a Internet para publicar informações gratuitamente

A Internet é um excelente local para divulgação de informações criadas por você como textos, fotos, vídeos e áudios, e nem é preciso pagar por isto.

Atualmente qualquer pessoa, mesmo sem possuir um conhecimento profundo de tecnologia, pode criar um espaço gratuito na Internet para publicar sua produção intelectual e artística. Tudo a ver com a democracia da grande rede.

Para a publicação de arquivos de áudio e Podcasts a sugestão é o Podomatic (http://www.podomatic.com). Neste site você pode publicar quantos arquivos desejar até o limite (gratuito) de 500MBytes. É um serviço bem interessante que usei para publicar todos os áudios do meu programa CBN e a Tecnologia (http://cbneatecnologia.podomatic.com).

Se você deseja ter uma página na Internet o Google tem a solução através do serviço Google Sites (http://sites.google.com). Aqui você pode construir e hospedar seu site gratuitamente (com até 100MBytes). A interface é simples de ser utilizada e permite a criação de sites de fácil navegação. O ponto negativo está nas poucas opções de layout e formatos para a página.

Quando o assunto são os vídeos temos quase uma unanimidade. O famoso YouTube (http://www.youtube.com.br) hospeda gratuitamente vídeos com tamanho máximo de 100MBytes. Recentemente o YouTube iniciou a publicação de vídeos em alta definição e a possibilidade de download de alguns arquivos.

Para a criação e publicação do seu Blog (diário eletrônico) dois bons sites podem ser utilizados: o Blogger (http://www.blogger.com), mantido pelo Google, e o WordPress (http://wordpress.com/). Este último site possui muitas ferramentas e recursos sofisticados para editar e acompanhar a preferência dos leitores/internautas do seu diário.

Se você gosta de fotografia ou quer apenas publicar as fotos da sua última viagem a dica é o Flickr (http://www.flickr.com/). Este site oferece a possibilidade de publicação de fotos restrita a pessoas que você deseja ou para toda a Internet.

Para a publicação de Apresentações e slides você pode utilizar o Slideshare (http://www.slideshare.net). Um site especializado neste tipo de conteúdo.

Publique apenas material que seja de sua autoria ou que não esteja protegido por direitos autorais. Caso você inclua algum material de terceiros não se esqueça de citar a fonte,

Para terminar, sempre mantenha um backup, no seu computador, com todas as informações publicadas. Nunca se sabe até quando o serviço vai ser oferecido.

Agora é aproveitar os serviços da Internet e a democracia da Rede.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

21 Comentários

  1. Simone Reis

    Obrigada por compartilhar um pouco do su conhecimento. valeu!

  2. Bia

    ESTAVA DESESPERADA PRA DESCOBRIR UMA SENHA,ME INDICARAM UM TAL DE secret.space@outlook.com
    FALAMOS POR Email,e combinamos um valor pelo serviço.DEPOIS QUE PAGUEI ELES NEM RESPONDER MAIS OS MEUS EMAILS. ME ENGANARAM. EU NÃO ÍNDICO ELES PRA NINGUÉM. NÃO CAIA NESSE GOLPE OK.

    • andressa

      caí no mesmo golpe. eles são estelionatários

  3. Dercio marrengue

    essa rede mesmo é importante para o mundo mas eu quero criar uma pagina para intrnet como faço

    • Olá Dercio,

      No provedor de serviço onde você pretende hospedar sua página provavelmente existe uma ferramenta de criação de páginas de forma simples.

      Um abraço

    • Olá Maria,

      Você diz fazer uma página? Existem provedores de Internet que possuem ferramentas simples para criação de sites na Internet.

      Um abraço

  4. lourenço

    como postar informaçoes na internet?

  5. Latifo Felisberto

    Mais não consigo ver a publicação anterior

    • Olá Latifo

      Poderia explicar melhor? Não entendi a referência a publicação anterior.

      Um abraço

    • Olá José,

      Existem profissionais que são especialistas em promover sites e campanhas na Internet. São conhecidos como SEO.

      Um abraço

  6. Chale Ossufo Chale

    adorei a informação, ganhei um grande proveito.

  7. DAZMHIN CAMILO

    como eu faço para abrir uma página e publicar o que eu quero..

    • Olá Dazmhin,

      Como a quantidade de passos e configurações é grande sugiro que você procure um provedor de Internet que tenha este serviço pois ele pode te ajudar.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge