Velocidade do processador

Estou pensando em comprar um Notebook que possui um processador Intel Core i7, com 8GB, Gravador de DVD, HDMI, LED 14″ e Windows 7 Home Premium. As especificações técnicas dessa maquina diz que o processador Core i7 é de 2.0 GHz. Um amigo meu me disse que esse processador é lento e que o do computador dele é 2.53 GHz, afinal o que significa essa diferença de GHz? Comprando essa maquina mesmo com o processador de 2.0 GHz eu ficarei bem servido?

Derli – Vitória (via Internet)

Olá Derli. A máquina que você pretende adquirir tem uma boa configuração e o Processador i7 é novo e bastante poderoso.

Quanto a sua pergunta, o número em GHz é chamado de clock e indica a velocidade do processador. Um processador de 2.0 GHz é um pouco mais lento do que um de 2.53 GHz mas isto não torna o seu uso inviável. Esta diferença só vai ser notada em aplicações que exijam muito poder de processamento como a edição de vídeo.

Para um uso convencional do computador (navegação na internet, assistir a um vídeo, jogar, editar planilhas ou textos) esta diferença será imperceptível pois o processador passará mais tempo esperando a resposta dos outros periféricos como HDs, unidades de DVDs ou Pen-drives do que efetivamente executando alguma instrução.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

8 Comentários

  1. Andre Felipe dos Santos

    Eu uso programas de edição 3D e renderizações. Sei que o mais importante é a placa de video nessas situações, mas tenho medo de colocar uma boa Placa de Video e não ter os outros periféricos a altura e comprometer a produtividade. O processador nessas situações é prioridade ? Como faço para a placa mãe não atrapalhar o desempenho ? Qual o melhor sistema de refrigeração para esse tipo de equipamento ? Grato pela atenção !

    • Olá André,

      Diria que para o seu uso, a placa de vídeo, o processador e a quantidade de memória RAM são as prioridades.

      Escolha uma placa mãe que tenha acesso duplo a memória (dual Channel).

      Quanto ao sistema de refrigeração, utilize o solicitado pelo processador e pela placa de vídeo.

      Tome um cuidado especial com a fonte. Ela deve ser dimensionada para suportar todos os periféricos instalados (e a placa de vídeo consome bastante).

      Espero que ajude

      Estou a disposição.

      Um grande abraço

  2. Paulinho Almeida

    Desculpa misturei as perguntas, desconsidere essa 3. Qual a função do barramento do sistema? Qual a sua importância para a
    velocidade do computador?
    Obrigado.

    • Olá Paulinho,

      O barramento permite o acesso da CPU aos periféricos e memória. Quanto mais rápido maior é a velociadade de processamento do computador.

      Um abraço

  3. marco

    qual é melhor um Dual core de 2.0 ou um Quad core de 1.0?

    • Olá Marco,

      Depende do sistema operacional e do tipo de aplicação que você vai usar.

      Em geral os quad core se comportam melhor para ambientes com muitas aplicações abertas simultâneamente.

      Um abraço

  4. Francisco Medeiros

    Para trabalhar com tratamento de fotos no photoshop, o que devo observar para escolher um notebook

    • Olá Francisco,

      Se você for editar imagens muito grandes o importante é ter muita memória (16GB ou superior) e um processador rápido (i5 ou de preferência i7)

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge