Você conhece as empresas que protegem sua privacidade?

Aproveitando os eventos em comemoração da semana de Conscientização da Privacidade a Electronic Frontier Foundation (EFF), uma conhecida fundação que protege a privacidade dos internautas, liberou um relatório chamado “Quem protege a sua privacidade?”.

Neste relatório a EFF analisa 18 grandes empresas de tecnologia e as classifica de acordo como elas lidam com pedidos de informação sobre os usuários, ou seja, informações sobre você.

A classificação citada no relatório é baseada em seis critérios que quando atendidos conferem uma estrela a cada empresa. E quais foram estes critérios?

– Exigir um mandado judicial para entregar informações privadas dos usuários.

– Informar aos usuários sobre as solicitações feitas a seu respeito pelo governo (a menos que seja proibido por lei). Isso dá aos usuários do serviço a chance de se defender contra o excesso de exigências do governo com relação a informações.

– Publicar relatórios de transparência. As empresas são premiadas com uma estrela nesta categoria se elas publicam estatísticas sobre quantas vezes fornecem dados de usuários ao governo.

– Publicar diretrizes da lei que explicam como elas respondem às demandas de dados do governo, tais como guias para a aplicação da lei.

– Ações de defesa pela privacidade dos usuários nos tribunais.

– Ações de defesa pela privacidade dos usuários no Congresso.

Pela classificação do relatório as que melhor protegem a privacidade dos usuários com 6 ou 5 estrelas são as empresas: Twitter, Dropbox, Google e Linkedin.

As empresas que estão na média da defesa da privacidade dos usuários com 4 ou 3 estrelas são o Facebook, Foursquare e Microsoft

Por fim as empresas que só receberam 1 ou 2 estrelas foram a Amazon, yahoo e Apple.

Analise o resultado do relatório e tome cuidado com sua privacidade na Internet.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge