Você sabe onde procurar as informações na Internet?

Falam que a Internet tem tudo (ou quase tudo) o problema é encontrar. Nada mais verdadeiro. Estima-se que já existem na Internet mais de 1 bilhão de Websites, apresentando a incrível taxa de crescimento de aproximadamente 30% ao ano. Com estes números fica realmente muito difícil encontrar o que procuramos, mesmo que o seu destino esteja apenas a alguns clicks de distância.

Para ajudar nas pesquisas de assuntos na Internet, foram criadas os chamados mecanismos de busca. Estes aplicativos sofisticados tem o objetivo de coletar, classificar, armazenar e localizar informações dentro desta quantidade imensa de páginas da Internet.

É natural que, quando falamos em mecanismo de busca, um nome venha a mente, o Google. Este portal de buscas, incrementado com muitas outras ferramentas como Correio Eletrônico (Gmail), Comunicador Instantâneo (Google Talk), relacionamento (Google+), blogs (Blogger), Agenda (Google Agenda), publicação de fotos (Picasa) e publicação de vídeos (YouTube), é mesmo um dos campeões na preferência dos Internautas.

Mas será que o Google serve para todos os tipos de pesquisa? Será que ele é tão perfeito assim? Claro que não!!! Temos muitos outros portais de pesquisa que merecem uma visita. Aproveite e enquanto estiver nestes outros portais clique no link “About Us”, normalmente localizado na parte inferior da página. Você vai encontrar a resposta a uma pergunta interessante: o que aquele site faz melhor do que o Google.

Veja alguns exemplos de portais de busca que valem a pena visitar, classificados por tipo.

Gerais: Bing (http://www.bing.com), Yahoo (http://br.yahoo.com/), Ask (http://ask.com/), A9 (http://www.a9.com/), GigaBlast (http://www.gigablast.com/) e ChaCha (http://www.chacha.com/).

Multimídia: Blinkx (http://www.blinkx.com), ClipBlast (http://www.clipblast.com/) e Last.Fm (http://www.last.fm/).

Alguns sites fazem pesquisas através de outros portais de busca e consolidam os resultados: Grokker (http://www.grokker.com/) e KartOO (http://www.kartoo.com/).

Deixe de olhar a Internet apenas pelas lentes do Google e incentive a diversidade. Uma das características mais importantes da Internet é a liberdade. Se você acessa apenas o que o Google lhe sugere sua liberdade está no mínimo prejudicada.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge