Voice Note: Converta suas anotações de voz em texto

 

A transcrição de arquivos de áudio é uma tarefa entediante e normalmente demorada. Mesmo assim ela é extremamente útil para jornalistas, pesquisadores ou estudantes pois o procedimento pode ser empregado para transformar em texto a gravação de uma aula ou palestra. A função também é útil para a elaboração de resumos ou trabalhos.

Já conversamos aqui na coluna Conexão Digital sobre aplicativos de conversão de mensagens de áudio como o Transcribe for Whatsapp que faz a conversão de mensagens de áudio recebidas através do Whatsapp para texto.

Alguns leitores perguntaram sobre aplicativos para conversão de áudio para texto fora do Whatsapp. Assim selecionei um plugin gratuito para o navegador Chrome que tem exatamente esta função.

O utilitário se chama Voice Note e é um serviço online que pode ser encontrado na loja de aplicativos do Google Chrome. A ferramenta utiliza o microfone do computador para converter tudo aquilo que for capturado em anotações.

Depois o plugin instalado no Google Chrome clique sobre o ícone do lado superior direito do navegador e selecione a opção de idioma que o texto será transcrito. Clique no botão em formato de microfone para iniciar a captura do áudio. Se o microfone nunca foi utilizado pelo navegador de internet, será exibida uma solicitação de autorização. Confirme a permissão e comece a narrar a nota que será transformada em texto.

Se o áudio já foi gravado em um arquivo o Voice Note também é capaz de capturar o som dos auto falantes do computador, e dessa forma realizar a transcrição do áudios e vídeos executados pelo programa de multimídia da preferência do leitor.

Para finalizar a conversão da nota em texto clique novamente no botão em formato de microfone.

Para salvar o texto convertido em um arquivo (no formato txt) clique no botão coma imagem de disquete.

O programa oferece alguns recursos básicos para a formatação e edição de textos e melhorar a qualidade dos arquivos que serão salvos.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.