Volta as aulas e a Educação a Distância

Está quase na hora da maioria dos estudantes voltarem as aulas. O normal ainda é o deslocamento até suas respectivas escolas para suas aulas. Acontece que um número cada vez maior de alunos faz isto sem sair de casa, é só acompanhar a quantidade de cursos à distância que tem surgido.

O precursor desta modalidade foi o IUB – Instituto Universal Brasileiro com seus cursos de eletrônica e apostilas enviadas pelo correio. Naquela época a interatividade entre aluno e professor ocorria via postal e, em alguns momentos, por telefone.

É claro que a Internet teve um papel fundamental nesta nova realidade. Com seus acessos em banda larga e recursos multimídia ficou tudo muito mais próximo, mais fácil e mais interativo.

As oportunidades de comunicação entre os estudantes e professores aumentaram exponencialmente. Isto exigiu uma mudança nestes dois personagens. No caso dos alunos, maior disciplina e organização. Para os professores, além de precisarem conhecer as novas ferramentas de ensino, assumem cada vez mais o papel de facilitadores para o processo de aprendizagem dos estudantes.

Para que estas vantagens sejam efetivamente utilizadas precisamos de aplicativos sofisticados desenvolvidos com apoio de professores e técnicos que permitam oferecer o máximo aos usuários (professores e alunos). São os chamados Course Management System (CMS).

Um CMS bastante conhecido para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem é o Moodle (http://moodle.org/). Esta ferramenta já inclui toda a administração de senhas e alunos (perfis, fotos, etc), controle de atividades e agendas, fóruns de discussão, chats, painéis de recados, pesquisas, provas e testes. Uma mão na roda para quem pretende colocar um curso on line no ar. O Moodle está disponível como Software Livre e já está traduzido para o português.

Se você ficou curioso sobre como é administrar o ambiente vá ao site https://moodle.org/demo/ e veja como estas tarefas podem ser feitas. No próprio site do Moodle você vai encontrar um curso que ensina como utilizar os recursos disponíveis.

Atualmente encontramos a educação a distância não só nas escolas e faculdades. Muitas empresas já entenderam as vantagens desta metodologia e estão adotando este tipo de ensino para capacitar seus colaboradores.

Eu tenho a plena convicção de que só se faz uma Nação ou Sociedade desenvolvida através de uma educação plena, moderna e accessível a todos. Infelizmente ainda estamos longe assistir isto no nosso país.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

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