Xbox e a Internet

Olá Gilberto. Sou pai de dois meninos, um de nove e outro de sete anos, ambos vidrados em tecnologia e games. Eles não estão mais satisfeitos com o atual game e me pedem um novo Xbox. É possível que este novo produto permita aos meninos realizarem também pesquisas de estudos na Internet?

Luciano – Vitória (via antenadonatecnologia@gmail.com)

Olá Luciano. Como o XBox é apenas um console de jogos, ele permite apenas uma navegação limitada na Internet. Uma falha da Microsoft na minha opinião.

Existe a possibilidade de se remover o sistema operacional do Xbox e substituí-lo pelo Linux o que permitiria utilizá-lo como um comutador mas é um procedimento que exige que o usuário tenha um bom conhecimento de informática.

Para pesquisas e navegação na Internet minha indicação recai sobre um computador (notebook ou desktop) de sua preferência.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Olá Gilberto,

    Sou programador e usuário linux, acredito que fazer um Hack no xbox 360 não seria a melhor ideia.

    O ideal para crianças dessas idades seria um Tablet pois se tratando de uma tecnologia um pouco mais restrita, as crianças não teriam o risco que recai sobre o Desktop e notebook, ainda mais se tratando de Windows pois suas falhas de seguranças são muito exploradas… sem contar que existem vários aplicativos gratuitos para Tablets que facilitam a privacidade e segurança na internet principalmente de sites impróprios.

    A quantidade de jogos disponíveis para tablets também é gigantesca e cada dia melhora a qualidade, tornando-se um dispositivo agradável e muito divertido.

    • Exatamente Gabriel,

      Concordo com você e foi o que eu falei. O Hack no XBox não seria uma opção interessante.

      Como eles desejam que o dispositivo também permita pesquisas na Internet acredito que um desktop ou notebook seja a melhor escolha.

      Agradeço seu comentário e participação.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge