As informações do seu celular estão salvas?

Você prefere perder a carteira cheia de documentos ou o Celular? Esta foi a pergunta feita a donos de celulares do Reino Unido e dos Estados Unidos e a resposta foi que mais de quarenta por cento dos entrevistados preferem perder suas carteiras a perder seus telefones. E para completar, 91% dos entrevistados disseram que se sentiriam “devastados” caso perdessem o telefone.

Esta situação não é muito diferente no Brasil e se deve as diversas funções hoje disponíveis nos celulares como agenda de telefone e compromissos, armazenamento de músicas, textos e planilhas, máquina fotográfica digital, acesso a Internet e muitos outros. O problema é como manter as informações dos celulares a salvo?

Para quem utiliza um smartphone, telefones sofisticados que tem possibilidade de conexão com os computadores, a cópia de segurança das informações pode ser resolvida com aplicativos fornecidos com os aparelhos. Estes utilitários permitem o sincronismo das agendas de telefone e compromissos com gerenciadores de e-mail como o Microsoft Outlook ou similares. Outra função destes utilitários é a cópia de fotos, músicas e textos do celular para o computador e vice versa.

Para os demais telefones as operadoras de celular oferecem aos seus clientes serviços de backup periódicos. Estes serviços são contratados através do pagamento de quantias que variam dependendo do plano. Através destes backups você pode manter sua agenda a salvo na Internet e em caso de algum desastre com o aparelho como perda, roubo ou dano, recarregá-la de volta para um novo celular.

A operadora Claro oferece o aplicativo para backup e sincronização da agenda do Claro Chip. Para utilizar o Claro Contatos, basta o usuário preencher um cadastro no site da operadora e o serviço estará disponível pela Internet ou pelo celular.

Na TIM, para ativar o TIM Agenda, basta acessar o menu Serviços TIM do aparelho e selecionar TIM Agenda. Assim, os contatos do TIMChip serão salvos na Internet. Também é possível configurar a periodicidade de atualização do backup da agenda.

A Vivo oferece o serviço Vivo Agenda para backup dos contatos no celular. A transferência é feita por um aplicativo que pode ser baixado pelo Vivo Downloads para sincronizar os dados da agenda e armazená-los em um servidor seguro da operadora.

Para quem não quer utilizar os serviços prestados pelas operadoras o Goosync (http://www.goosync.com/) é um solução bem interessante. Neste caso o sincronismo das agendas gravadas no telefone é feito com o Gmail e Google Agenda.

Não dê chance ao azar e mantenha as informações de seu celular a salvo na Internet.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge