Como compartilhar a conexão Internet

Bom dia Gilberto. A algum tempo atrás li um artigo seu sobre um Access Point / Roteador utilizado para compartilhar o acesso 3G. Tenho algumas perguntas sobre este equipamento. Ele funciona com uma conexão Internet Giro da Embratel? Ao utilizá-lo ainda é necessário instalar um aplicativo de proxy?

Anton – Vitória (via Internet)

Bom dia Anton. Obrigado pelo contato e por acompanhar a coluna Antenado na Tecnologia.

Vamos as suas perguntas.

O Giro é um serviço da Embratel que oferece um acesso discado através da rede de telefonia Livre. Como este roteador só possui interfaces para redes locais ou USB para conexão com modems 3G de operadoras de telefonia celular. Desta forma este roteador não é compatível com o sistema discado.

Quanto a sua segunda pergunta, ao utilizar este equipamento não é necessária a utilização de um Proxy pois ele já faz todo o serviço de roteamento e conversão de endereços de rede. Basta conectar este rotador a um modem 3G das operadoras Claro, TIM, Oi e VIVO ou modems dos serviços Velox ou NET (TV a cabo).

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.