Como limpar o disco rígido?

Olá Gilberto. Vou doar meu computador para uma escola mas antes preciso excluir e limpar tudo aquilo que ficou gravado no disco rígido como senhas, e-mails para que ninguém possa copia-las. Gostaria de saber como posso fazer isto.

Antônio – Vitória

Bom dia Robson. Primeiro meus parabéns pela iniciativa da doação de seu computador para a escola. Certamente ele será muito útil para os estudantes

Apagar os arquivos e pastas gravados ou formatar o disco rígido não é efetivo pois apesar de não aparecerem na lista do diretório as informações continuam gravadas no dispositivo.

Para apagar definitivamente estas informações você precisa gravar “por cima” das informações antigas outras informações aleatórias. Isto sim vai impedir que seus e-mails, senhas e arquivos sejam recuperados.

Utilize o dBan (http://www.dban.org/) ou o DiskWipe (http://www.diskwipe.org/). Estes são utilitários gratuitos que foram feitos para apagar completamente o conteúdo do Disco.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Izzy Alvarenga

    Gostei muito do site! parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge