Como recuperar arquivos apagados?

Com o uso cada vez maior dos computadores no nosso dia-a-dia os arquivos e informações que armazenamos assumem uma importância enorme. Seja aquele relatório para a diretoria, os slides da apresentação, o desenho de uma planta baixa, a planilha com os cálculos de um projeto ou mesmo as fotos da última viagem.

Um dia você liga o computador ou sua câmera e descobre que os arquivos não estão mais lá ou que que alguém simplesmente apagou as fotos que estavam ali gravadas. Se você tem o backup dos arquivos e fotos ótimo, você é um felizardo precavido. Depois de algum tempo e trabalho de reinstalação vai poder continuar a trabalhar. Mas se você é como a maioria dos usuários que fazem backup quando se lembram, ou seja, raramente, seus problemas estão só no começo.

Pensando em situações como esta a Convar (http://www.pcinspector.de) desenvolveu dois utilitários gratuitos bem interessantes que tenho certeza irão tirar você de muitas enrascadas.

O primeiro é o PC Inspector File Recovery. Este aplicativo, além de suportar os sistemas de arquivo FAT 12, 16, 32 e NTFS, apresenta outras características muito interessantes como: encontrar as partições existentes no disco (mesmo se o setor de boot ou FAT apresenta erro ou foi removido), recupera os arquivos com as mesmas datas de criação e alteração, permite salvar os arquivos recuperados diretamente em um servidor de rede, recupera e identifica a extensão dos arquivos de diversos tipos mesmo que o cabeçalho esteja danificado.

Infelizmente este produto não é capaz de recuperar os arquivos caso ocorra um erro físico no disco rígido ou se o HD não é mais reconhecido pela BIOS. Em casos como estes é melhor contar com a ajuda de especialistas para a recuperação das informações.

O Segundo é o PC Inspector Smart Recovery. Este utilitário faz a recuperação dos dados gravados em cartões de memória como o Smart Media™, SONY Memory Stick™, IBM™ Micro Drive, Multimedia Card, Secure Digital Card ou muitos outros dispositivos de armazenamento para câmeras digitais.

Para utilizar o Smart Recovery, basta fazer o download da ferramenta, conectar a câmera ao computador ou inserir o cartão de memória no leitor integrado no computador (caso seu micro possua este periférico).

Mesmo que você tenha apagado ou formatado o cartão de memória de forma não intencional, o Smart Recovery faz a recuperação dos dados. O importante é não ter gravado nenhuma outra informação no dispositivo de memória.

Este utilitário não é capaz de recuperar as fotos e vídeos caso ocorra um erro físico no dispositivo de armazenamento. Assim é bom transferir para o computador, tão logo quanto possível, as informações armazenadas na câmera.

Lembre-se, é sempre bom manter seus backups rigorosamente em dia, pois estas ferramentas não são infalíveis.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge