Dicas de segurança para seu Smartphone

Os Smartphones, aqueles celulares que além de falar possuem muitos outros recursos, nunca foram tão baratos, accessíveis e fáceis de usar. Isto explica o recorde de vendas durante o ano de 2009 deste tipo de equipamento.

Por serem multi-função e possuírem uma grande capacidade de memória estes aparelhos podem armazenar muitas informações privadas como agenda de contatos, compromissos, arquivos e planilhas. Todas estas informações quando em mãos erradas podem causar muitas dores de cabeça, assim vamos conhecer algumas dicas de segurança no uso destes computadores móveis.

O primeiro cuidado é configurar uma senha para acesso ao celular. Assim, caso o aparelho seja perdido ou roubado seus dados continuarão em segurança. Escolha uma senha difícil de ser pronunciada e que não tenha relação com suas informações pessoais como datas de nascimento, placas do carro, numero de telefone ou nome dos filhos e filhas.

Cuidado com os e-mails recebidos no seu celular e principalmente não clique em endereços ou abra anexos recebidos de remetentes desconhecidos. Estes endereços e arquivos podem esconder armadilhas e vírus que irão infectar seu celular.

Se o seu Smartphone permite o acesso a redes sem fio do tipo Bluetooth mantenha esta função desabilitada quando não for necessária. Além de aumentar a duração da bateria vai evitar que vírus existentes em outros aparelhos próximos usem este tipo de comunicação para infectar seu dispositivo móvel. No caso da transmissão de dados através das redes sem fio Wifi 802.11, evite fazer acesso a conteúdos privados sem uso de uma criptografia SSL (aquela que exibe um cadeado fechado no canto inferior direito do navegador da Internet) ou VPN.

Só faça o download e a instalação de aplicativos a partir de fontes confiáveis como por exemplo lojas oficiais do fabricante de seu Smartphone. Softwares conseguidos de outros locais podem abrigar vírus ou códigos maliciosos como Spywares capazes de roubar dados pessoais. Isto também vale para as atualizações do firmware ou do Sistema Operacional.

Se você deseja diminuir o risco de ter seu celular infectado por um vírus já existem versões dos Antivírus mais famosos preparadas especialmente para os Smartphones como o AVG (http://www.avgbrasil.com.br/), o Kaspersky (http://brazil.kaspersky.com/) ou o Avira (http://www.avira.com).

Por último não se esqueça de utilizar o aplicativo que acompanha o Smartphone para realizar cópias de segurança (chamados backups) dos dados guardados no celular em seu computador periodicamente.

Os Smartphones podem ser muito úteis para simplificar nossa convivência com este verdadeiro mar de informações e compromissos que estamos enfrentamos no nosso dia-a-dia mas cuidados devem ser tomados para que esta ferramenta não seja a causadora de problemas.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge