Fotografias com alto contraste

A fotografia digital revolucionou a forma como registramos as imagens. A redução dos preços de todo o processo, desde as câmeras até a ampliação das fotos acabou por tornar a fotografia ainda mais popular.

Em conjunto com os preços mais accessíveis, a possibilidade da fácil manipulação das imagens digitais atraiu o interesse de muitos artistas e amadores.

A má noticia é que os sensores de imagem da maioria das câmeras (elementos eletrônicos que captam a luz a transformam em pulsos elétricos) ainda estão longe da qualidade alcançada pelos antigos filmes fotográficos.

Um dos principais problemas está na capacidade limitada dos sensores digitais em registrar intensidades diferentes de luz. Só a título de comparação, enquanto o filme fotográfico tradicional pode captar até 11 níveis diferentes de intensidade luz, os sensores digitais se limitam a 5. E agora, como podemos aumentar o registro dos níveis de iluminação assim como o impacto e a dramaticidade das imagens?

A resposta está no processamento digital, mais especificamente na técnica conhecida como HDR (High Dynamic Range).

A forma mais simples de utilizar esta técnica é obter três fotografias do mesmo local mas com variações na exposição. A primeira foto deve ser feita reduzindo 2 pontos no diafragma, a segunda com a fotometragem correta e a terceira com dois pontos a mais no diafragma. Dependendo da câmera que você possui isto pode ser feito com o ajuste de compensação de exposição ou colocando o ajuste em manual. Verifique como isto funciona no seu equipamento.

Como as três imagens devem ter o mesmo enquadramento é fundamental que você utilize um tripe para manter a câmera estável,

Com as fotos capturadas agora é só utilizar o aplicativo Luminance HDR (http://qtpfsgui.sourceforge.net/) ou o site CreateHDR (http://www.createhdr.com/).

Na internet você vai encontrar diversos aplicativos diferentes para a criação de fotografias HDR assim como algumas variações na técnica.

Ficou interessado então veja neste site http://www.flickr.com/groups/hdrbrasil/ exemplos de fotos usando a técnica de HDR.

Bons cliques !

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

  1. paulo Uliana

    Gilberto, alguns celulares já ofertam a opção de fotos em HDR e a qualidade é muito boa mesmo. A foto demora um pouco mais em salvar.
    Valeu pela dica.

  2. Valdemir Purcino

    Muito boa o seu posto falando de contraste esta de parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge