Hackintosh

Olá Gilberto. O que me impede de instalar o sistema operacional da Apple em um notebook comum e transforma-lo em algo parecido com um MacBook?

Marcos – Vitória (via antenadonatecnologia@gmail.com)

Olá Marcos. Este processo eh conhecido como Hackintosh e apesar de parecer simples esconde muitos problemas.

A primeira questão está nesta prática ser ilegal pois a licença de uso do MacOS diz que ele só pode ser usado em equipamentos fabricados pela Apple. Assim ao instalar em outro tipo de hardware faz com que isto viola o contrato do produto.

Outro problema está na compatibilidade com o hardware. Os drivers de placas de som, rede e vídeo incluídos no MacOS são específicos para aquelas existentes em equipamentos da Apple e normalmente não funcionam com outros tipos de equipamento. Isto pode causar falhas ou mal funcionamento destes acessórios.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge