Os erros mais comuns dos usuários de e-mail – Parte II

Já sabemos que o e-mail é uma excelente ferramenta. O problema é que se mal utilizada pode transformar todas as suas vantagens em um grande desastre.

No artigo desta semana continuo a descrever alguns cuidados básicos que devem ser tomados no uso do e-mail para garantir a segurança de seu computador, além de melhorar a eficiência no seu uso.

Vamos então a mais algumas dicas para o uso do e-mail.

Um erro muito comum é deixar de fazer backup de seus e-mails. Atualmente as mensagens eletrônicas não servem apenas para bate papo mas também são documentos. Por isto é importante salvar suas mensagens para não ter chance de perdê-las. Confiar em e-mails armazenados em servidores na Internet também pode ser bem perigoso pois já aconteceram perdas de menagens em provedores e grandes sites.

Da mesma forma não pense que os e-mails que você apagou sumiram para sempre. As mensagens enviadas e recebidas ficam armazenadas nos servidores dos provedores por muitos anos devido aos backups e podem ser recuperados. Assim, pense que um e-mail enviado é um documento que terá vida longa.

Um erro comum mas que ainda expõe muitos internautas é acreditar nas ofertas extraordinárias e promoções mirabolantes enviadas por e-mail. Tudo que o atacante quer é convencer você a abrir a mensagem e clicar em algum anexo ou link para um site falso. Então cuidado porque você não ganhou nenhum prêmio, seu título de eleitor não venceu e seu banco não precisa de confirmação de seus dados pessoais.

Não responda a e-mails de spam que receber, principalmente para se descadastrar de boletins de notícias que não assinou. Muitos atacantes enviam e-mails com boletins falsos exatamente para forçar os internautas a clicar em um link para se descadastrar. Na verdade estes links levam para uma página falsa que tem o objetivo de infectar seu computador.

Cuidado ao confiar em e-mails enviados por amigos. É fácil desconfiar de e-maíls recebidos de desconhecidos mas quando um conhecido é o remetente assumimos que a mensagem é confiável. Nada mais arriscado. Muitos vírus enviam mensagens para a lista de contatos cadastrada na máquina da vítima se fazendo passar pelo remetente original. Assim cuidado com os e-mails recebidos.

Para encerrar nunca é demais lembrar, sempre escolha senhas com no mínimo 8 caracteres não pronunciáveis para dificultar o ataque por tentativa e erro feito pelos Hackers.

Gilberto sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge