Tendências tecnológicas para 2015

Neste primeiro artigo da coluna Antenado do ano vamos conhecer algumas tendências tecnológicas para 2015

Segundo a consultoria IDC o crescimento dos gastos globais com a tecnologia da informação e comunicação será de 3,8% e, ao que tudo indica, o mercado de TIC em 2015 sera construído sobre algumas tecnologias: a computação móvel, os serviços em nuvem e as redes sociais.

Os dispositivos móveis e seus aplicativos continuarão crescendo em 2015, mas não no ritmo frenético registrado nos últimos anos. Os fornecedores chineses irão representar uma parcela significativa do mercado mundial. Com Smartphones cada vez mais potentes as aplicações móveis entrarão definitivamente no ambiente corporativo.

Os serviços de telecomunicações e os serviços de comunicação de dados sem fio responderão pelo segmento com crescimento mais acelerado. Neste mercado, por uma questão de sobrevivência, as operadoras precisam sair da posição de simples fornecedoras de infraestrutura de acesso para oferecer outros serviços de maior valor agregado (como armazenamento em nuvem, segurança digital e outros).

A Internet das Coisas, a tecnologia que torna os equipamentos mais inteligentes e conectados, vai estar presente em 2015 representando um novo campo inovação. Com dispositivos pequenos e com pouco poder de processamento a segurança destes dispositivos ainda vai continuar sendo um grande desafio para desenvolvedores e um risco para os usuários.

Na área de Segurança Digital os sistemas de segurança biométrica em dispositivos móveis e o uso da criptografia como prática padrão em aplicativos e sites serão os destaques para o ano.

A China será um mercado consumidor e um mercado fornecedor que não pode ser ignorado. A estimativa é que eles serão responsáveis por um terço de todas as compras de Smartphones mundiais, e cerca de um terço de todas as compras online. Na internet seus líderes de comércio eletrônico (o Alibaba) e de busca (o Baidu) ganharão maior destaque no mercado global.

Da mesma forma, fabricantes chineses de Smartphones com marcas como Lenovo, Xiaomi e ZTE, deverão representar mais de um terço das vendas deste tipo de aparelho em todo o mundo.

Não podemos esquecer da impressão 3D que crescerá expandindo o mercado das empresas de impressão de documentos convencionais, estabelecendo as bases para uma batalha iminente por clientes comerciais e industriais.

De qualquer forma a tecnologia vai estar cada vez mais presente no nosso dia a dia e a coluna Antenado vai estar aqui para esclarecer tudo para você

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.