Uso eficiente do email

A conclusão de um estudo divulgado recentemente afirma que o e-mail é um dos serviços que mais ocupam o tempo dos usuários corporativos da Internet. Ainda segundo a pesquisa o e-mail consome em média 13 horas semanais do tempo de um trabalhador envolvido com a tecnologia da informação.

Você deve estar se perguntando é possível melhorar a eficiência no uso do e-mail? A resposta é sim, isto é possível e o melhor com procedimentos muito simples.

Atualmente é praticamente impossível pensar em um ambiente corporativo sem o uso do e-mail, por isto vamos a algumas dicas de como melhorar seu relacionamento com as mensagens eletrônicas.

A primeira dica é possuir contas diferentes de e-mail, uma para cada finalidade, como por exemplo um endereço eletrônico para assuntos particulares, outro para assinatura de listas de discussão e cadastro em sites e outro para assuntos profissionais. Isto facilita muito na administração de suas mensagens e permite a separação dos assuntos tudo para que você possa escolher o que tratar primeiro.

Cuidado com as interrupções causadas pela chegada dos e-mails. Procure estabelecer horários pré determinados para ler as mensagens e evite checar a caixa de entrada a cada minuto. As interrupções certamente irão prejudicar a concentração no que você estiver fazendo.

Use a tecnologia a seu favor. Em praticamente todos os leitores de correio eletrônico é possível a criação de regras para mover as mensagens que acabaram de chegar para pastas específicas. Isto classifica as mensagens e evita que assuntos importantes fiquem perdidos no meio de SPAMs ou mensagens com temas de baixa prioridade.

Para melhorar a organização de suas atividades utilize a caixa de entrada como uma lista de prioridades. Deixe na pasta de entrada as mensagens de maior importância onde sua atenção é requerida.

Assim como você os destinatários de suas mensagens também possuem uma lista interminável de e-mails para ler e responder, assim seja breve. Escreva pouco e vá direto ao assunto. Longos e-mails raramente funcionam.

As mensagens eletrônicas são muito úteis mas lembre-se de que nem todos os assuntos devem ou podem ser tratados por e-mail. Assim, avalie se o melhor não seria ligar para o interlocutor e resolver tudo com um único telefonema.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Gilson Pena

    Gilberto,

    Muito bom o material. Posso utilizar o material para exibir num ambiente corporativo mantendo a fonte?

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